Objeto luminoso e misterioso é flagrado no céu do DF; veja

Na noite desta quarta-feira (14), várias pessoas avistaram, no céu do Distrito Federal, como em Brasília, um fenômeno aéreo não identificado.

Segundo testemunhas e imagens do acontecimento, uma luz intensa passou pelo céu da região entre o fim da tarde e o início da noite desta quarta-feira (14).

Algumas das cidades onde o fenômeno foi visualizado foram Brazlândia, SIA, Sudoeste, Gama, Ceilândia e Águas Claras.

Meteoro? Pássaro? Avião? OVNI? O que é isso?

  • Em entrevista ao g1, o astrônomo da Universidade de Brasília (UnB), Adriano Leonês, há duas possibilidades para o clarão no céu:
    • Um meteoro, de fato (para você entender: um meteoro é um objeto espacial que entra em nossa atmosfera em altíssima velocidade e pega fogo com o atrito);
    • Reentrada de lixo espacial em nossa atmosfera.
  • Leonês acredita mais na hipótese de lixo espacial, que, segundo ele, pode acontecer com partes de satélites desativados ou de foguetes.

Leia mais:

A seguir, veja alguns vídeos que retratam o fenômeno:

Até o momento, nenhum órgão oficial se pronunciou sobre o que seria a peça vista no céu do Distrito Federal.

Confira todas a chuvas de meteoros de 2025

Recentemente, o Escritório de Ambiente de Meteoroide (MEO) da NASA divulgou a lista das chuvas de meteoros mais importantes de 2025.

Esses eventos acontecem todos os anos basicamente nas mesmas épocas, quando a Terra passa pela trilha de detritos deixados pela passagem de determinados corpos espaciais, normalmente cometas.

Tendo iniciado em 12 de dezembro, a chuva de meteoros Quatrânditas será a primeira a atingir o pico de atividade este ano – o que acontece na sexta-feira (3).

Segundo a NASA, trata-se de um dos melhores eventos do tipo. Isso porque essa chuva de meteoros pode produzir até 110 rastros de luz por hora – no entanto, só lá no Hemisfério Norte (por aqui, ela é bem menos imponente).

No fim de janeiro (28), tem início a chuva de meteoros Alfa Centaurídeos, que atinge o pico em 7 de fevereiro, permanecendo ativa até o dia 21 – de acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org.Este é um evento mais favorável para o Hemisfério Sul, mas tão discreto que pode passar despercebido no céu, com produção máxima de seis “estrelas cadentes” por hora.

Seguem abaixo as próximas chuvas de meteoros mais significativas de 2025 depois das já citadas. Informações mais detalhadas (sobre corpos de origem, radiantes, entre outras), você confere em matérias exclusivas sobre cada evento ao longo do ano. Fique ligado!

Leia a matéria completa aqui

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.