Confira o Olhar Digital News na íntegra (14/05/2025)

Nosso Universo – e tudo que está nele – pode acabar antes mesmo do que esperávamos! Confira

Compartilhe esta matéria

Veja os destaques do Olhar Digital News desta quarta-feira (14):

Matéria escura teria surgido de um segundo Big Bang

A teoria mais aceita para o início do Universo é o Big Bang, uma imensa explosão cósmica que teria dado origem à matéria, energia, planetas e estrelas. Agora, cientistas trazem uma nova ideia: um segundo Big Bang pode ter acontecido logo depois, criando a misteriosa matéria escura – substância que forma a maior parte do Universo. 

A Apple está explorando tecnologias que poderão permitir, em alguns anos, o controle de iPhones, iPads e outros dispositivos por meio de sinais neurais — dispensando toques ou movimentos físicos. Em parceria com a empresa Synchron, a gigante trabalha em uma interface cérebro-computador que traduz a atividade cerebral em comandos digitais.

Trump quer interromper pesquisa sobre lixo espacial

Nos últimos 15 anos, o número de foguetes lançados quase triplicou, enquanto o número de satélites orbitando o planeta aumentou em duas vezes – um cenário que resulta em mais lixo espacial. Por isso, diversas pesquisas são realizadas para quantificar os efeitos ao meio ambiente.

No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, analisa acabar com a pesquisa federal sobre a poluição espacial – uma decisão que pode beneficiar o aliado Elon Musk.

Fim do Universo está mais próximo do que se pensava

Um estudo publicado no periódico científico Journal of Cosmology and Astroparticle Physics traz novas estimativas sobre o fim do Universo. O trabalho sugere que isso acontecerá muito mais cedo do que se imaginava.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.