
Tudo sobre Apple
A Apple anunciou nesta quinta-feira (15) a nova geração do CarPlay, chamada CarPlay Ultra. A atualização vai integrar ainda mais a interface do celular com o carro, permitindo, por exemplo, visualizar o sistema no painel do motorista, a frente do volante.
A nova versão da tecnologia foi anunciada em meados de 2022, com expectativa de ser lançada em 2023. A chegada aconteceu depois de uma série de atrasos e adiamentos.
Por enquanto, a disponibilidade é limitada. A Apple deve aumentá-la ao longo dos próximos meses.

Apple CarPlay Ultra promete mais integração
O sistema se conecta ao carro através de conexão sem fio com um iPhone.
A primeira novidade desta nova versão é que o CarPlay não ficará visível apenas no painel multimídia no centro do veículo. Agora, ele também vai assumir o painel digital do motorista, na frente do volante, “proporcionando uma aparência consistente a toda a experiência de direção” (segundo a Apple).
A integração vai aumentar não só no número de telas: também será possível visualizar as informações do carro pelo próprio software, como velocidade, consumo de combustível, distância e rodagem, pressão dos pneus e temperatura da água. Isso tudo vai funcionar ao mesmo tempo que as funções que já existem no sistema, como mapas e exibição de mídia (como aparece na imagem acima).
O CarPlay Ultra ainda permite controlar algumas configurações do veículo diretamente pelo sistema, como ar-condicionado, rádio e configurações de áudio e desempenho.
Por último, a interface da atualização terá ícones semelhantes ao dos aplicativos no iPhone, facilitando o uso das opções.

Quem poderá usar o novo CarPlay?
- A Apple lançou a atualização do sistema inicialmente apenas para carros da Aston Martin nos Estados Unidos e no Canadá;
- A empresa escreveu em comunicado que o CarPlay Ultra será expandido para mais veículos “em todo o mundo” nos próximos 12 meses;
- Marcas como Kia e Hyundai foram mencionadas pela companhia;
- O sistema só vai funcionar para quem tiver um iPhone 12 para cima, com sistema iOS 18.5 ou posterior.