Pergunta sobre TikTok partiu de Lula, não Janja, diz presidente na China

Lula disse que fez pergunta sobre TikTok a Xi Jinping e, em seguida, a primeira-dama brasileira, Janja, pediu a palavra

(Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhe esta matéria

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou sobre pergunta feita ao presidente da China, Xi Jinping, em relação ao TikTok. Segundo Lula, o questionamento partiu dele, não da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.

A fala de Lula ocorreu durante coletiva de imprensa em Pequim, capital da China. O presidente foi questionado sobre reunião na qual Janja teria perguntado a Xi Jinping sobre a rede social chinesa.

Vazamento de pergunta sobre TikTok ao presidente da China irrita Lula

Lula pareceu irritado com o vazamento da informação para a imprensa, segundo a CNN Brasil. “Primeira coisa que eu acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá”, disse.

Lula apertando a mão de Xi Jinping na frente de bandeiras do Brasil e da China
Lula perguntou sobre a possibilidade de Xi Jinping enviar ao Brasil alguém de confiança para discutir regulamentação das plataformas como TikTok (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

“Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu durante o jantar. Algo muito confidencial e pessoal”, comentou o presidente. “E, depois, fui eu quem fez a pergunta, não foi a Janja“, acrescentou.

Segundo Lula, o que aconteceu foi o seguinte:

  • Ele perguntou sobre a possibilidade de Xi Jinping enviar ao Brasil uma pessoa de confiança do governo chinês para discutir a regulamentação das plataformas digitais – entre elas, o Tiktok;
  • Janja, então, teria pedido a palavra para explicar o cenário da rede social no Brasil, sobretudo em relação às mulheres e crianças.

Leia mais:

‘Não é cidadã de segunda classe’

Lula e Xi Jinping ao lado de suas respectivas esposas na frente de bandeiras do Brasil e da China
Da esquerda para a direita: Janja, Lula, Xi Jinping e Peng Liyuan (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

“O fato da minha mulher pedir a palavra é porque ela não é cidadã de segunda classe”, disse Lula durante a coletiva. “Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar.”

  • Dose de contexto: uma menina de oito anos morreu, em abril, após ter (supostamente) participado de um desafio no TikTok com inalação de desodorante envolvida. Após o episódio, a primeira-dama pediu pela regulamentação das redes sociais no país.

Lula disse que o presidente da China “vai mandar uma pessoa especialmente para conversar conosco”. E que a intervenção de Janja foi “uma coisa simplesmente normal”.

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, jornal e revista. No Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.