A missão PUNCH (Polarímetro para Unificar a Corona e a Heliosfera), da NASA, foi recém-lançada, mas já está rendendo imagens incríveis do espaço. Uma delas mostra a primeira visão de um “arco-íris” captada pelos instrumentos da nave.
Os resultados foram divulgados após um trabalho de verificação de comissionamento e calibração dos equipamentos. No total, são quatro espaçonaves que irão revelar detalhes do espaço que nunca antes foram vistos.
Missão espacial irá estudar os ventos solares
O objetivo do PUNCH é revelar como a atmosfera solar, ou corona, se desdobra e flui através dos ventos solares. Esta é a a primeira missão projetada para medir estes fenômenos em três dimensões, estudando a polarização da luz, que é a direção em que ela viaja depois de ter sido espalhada por partículas.

Nas imagens fornecidas pela NASA, a polarização é revelada por meio de codificação de cores, resultando em uma imagem de arco-íris que dá aos cientistas uma nova visão sobre o movimento do vento solar.
Coletivamente, os quatro satélites do PUNCH incluem um Narrow Field Imager (NFI) e três Wide Field Imagers (WFIs). O NFI é um coronógrafo, que bloqueia a luz brilhante do sol para ver melhor os detalhes da coroa. Já os WFIs são imageadores heliosféricos que visualizam a porção muito fraca e externa da coroa solar e o próprio vento solar.
Leia mais

Imagens mostram que sistema está funcionando adequadamente
- Os dados fornecidos durante a missão serão totalmente processados e reunirão as visões de todas as quatro espaçonaves.
- Essas primeiras imagens ajudam a equipe a confirmar que as câmeras do PUNCH estão em foco, funcionando corretamente.
- Além disso, elas se mostraram capazes de capturar as observações de qualidade necessárias para atingir os objetivos propostos.
- Ao longo do restante da fase de comissionamento, os cientistas calibrarão as visualizações dos instrumentos para revelar detalhes na coroa do Sol.