A série de jogos de terror Resident Evil é uma das mais marcantes e influentes da história dos videogames. Criada pela Capcom, a franquia reúne títulos de survival horror ambientados em cenários infestados por zumbis e outras criaturas mutantes, com jogabilidade em terceira ou primeira pessoa.
Com o sucesso nos videogames, Resident Evil rapidamente se expandiu para outras mídias, incluindo filmes animados e produções live-action. No entanto, será que essas adaptações são tão bem avaliadas pela crítica quanto os jogos?
Se ficou curioso, confira abaixo todos os filmes e a série live-action da franquia, ranqueados do pior ao melhor segundo a crítica.
Resident Evil: do pior ao melhor, segundo a crítica
A seguir, apresentamos uma lista que ranqueia, do pior ao melhor, todas as adaptações live-action baseadas nos jogos Resident Evil. Foram incluídos apenas os filmes e a série com atores reais, deixando de fora as animações. A ordem foi definida com base nas avaliações dos principais agregadores de crítica da internet.
8º – Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City (2021)

Este filme serve como um reboot das adaptações de Paul W. S. Anderson. Contudo, sua recepção crítica geral não superou a das produções anteriores.
Embora tenha a premissa de narrar uma história mais fiel aos jogos, a avaliação geral da crítica foi negativa quanto ao roteiro, atuações e efeitos especiais.
A trama segue um grupo de sobreviventes durante um surto de zumbis em Raccoon City e conta com nomes como Kaya Scodelario, Hannah John-Kamen, Robbie Amell e Tom Hopper no elenco.
- Rotten Tomatoes: 30%
- Metacritic: 44/100
- IMDb: 5,2/10
- Letterboxd: 2.1/5
7º – Resident Evil 4: Recomeço (2010)

- Onde assistir: Max, Mercado Play
Este é o quarto filme da série de adaptações live-action, com a direção de Paul W. S. Anderson, que retorna após o primeiro longa. Embora tenha sido amplamente criticado, com o roteiro descrito como “estúpido” pelo consenso da crítica, o filme teve bom desempenho nas bilheteiras fora dos Estados Unidos.
Na trama, Alice (Milla Jovovich) parte em busca dos últimos sobreviventes após o surto do T-vírus e enfrenta Albert Wesker (Shawn Roberts), líder da Corporação Umbrella.
- Rotten Tomatoes: 21%
- Metacritic: 37/100
- IMDb: 5,8/10
- Letterboxd: 2.5/5
6º – Resident Evil 2: Apocalipse (2004)

- Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video
O segundo filme da série de adaptações foi amplamente criticado pela mídia especializada, com todos os seus aspectos técnicos sendo apontados de forma negativa.
A trama de Resident Evil 2: Apocalipse se passa após os eventos do primeiro filme, com Alice (Jovovich) escapando de uma instalação subterrânea e se unindo a outros sobreviventes para fugir do surto de zumbis.
- Rotten Tomatoes: 18%
- Metacritic: 36/100
- IMDb: 6,1/10
- Letterboxd: 2.6/5
5º – Resident Evil 5: Retribuição (2012)

Sob a direção de Paul W. S. Anderson, o quinto filme da série de adaptações foi mal recebido pelos críticos, que apontaram o roteiro como o principal defeito.
Contudo, o filme foi um sucesso de bilheteira e conta com um séquito de cinéfilos e críticos defensores.
Na trama, Alice (Milla Jovovich) é capturada pela Umbrella e acorda em uma instalação subaquática.
- Rotten Tomatoes: 28%
- Metacritic: 39/100
- IMDb: 5,3/10
- Letterboxd: 2.5/5
4º – Resident Evil 3: A Extinção (2007)

- Onde assistir: Max, Mercado Play
Com um estilo pós-apocalíptico que remete a Mad Max, o terceiro filme da série de adaptações live-action também foi mal recebido pela crítica.
Segundo o consenso, trata-se de uma obra previsível, com atuações fracas e um enredo raso. Ainda assim, seguiu o padrão dos títulos anteriores e foi um sucesso de bilheteira.
Na trama, Alice (Milla Jovovich), ao lado de um grupo de sobreviventes de Raccoon City, tenta atravessar o deserto de Mojave para escapar dos zumbis.
- Rotten Tomatoes: 24%
- Metacritic: 41/100
- IMDb: 6,2/10
- Letterboxd: 2.6/5
Leia mais:
3º – Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016)

O último filme da série de adaptações live-action, “Resident Evil 6: O Capítulo Final”, dividiu a crítica.
Com uma recepção mista da mídia especializada, o filme dirigido por Paul W. S. Anderson traz Alice (Jovovich) e seus aliados em um ataque final contra a Umbrella Corporation.
- Rotten Tomatoes: 38%
- Metacritic: 49/100
- IMDb: 5,5/10
- Letterboxd: 2.2/5
2º – Resident Evil: A Série (2022)

Terceira adaptação live-action de Resident Evil, essa série se passa em um universo próprio, mas apresenta a história dos videogames como pano de fundo.
A produção teve uma recepção mista da mídia especializada, porém foi mal avaliada pelo público e acabou sendo cancelada após uma temporada.
A trama da série se divide entre dois pontos no tempo – 2022 e 2036 – e segue Jade Wesker (Ella Balinska), que luta para sobreviver entre os infectados e é perseguida pela Umbrella Corporation.
- Rotten Tomatoes: 53%
- Metacritic: 53/100
- IMDb: 4,2/10
- Serializd: 2,04/5
1º – Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

O primeiro longa da franquia cinematográfica Resident Evil teve uma recepção negativa da maioria da crítica, mas, ainda assim, especialistas e o público consideram este a melhor adaptação live-action da série de games da Capcom.
Sob a direção de Paul W. S. Anderson, o filme acompanha a heroína amnésica Alice (Jovovich) e um grupo de comandos da Umbrella Corporation tentando conter o surto de um vírus em uma instalação subterrânea.
- Rotten Tomatoes: 36%
- Metacritic: 35/100
- IMDb: 6,6/10
- Letterboxd: 2.9/5