PF deflagra operação contra fraude biométrica no Gov.br

Polícia Federal investiga grupo que usava alteração facial para burlar a biometria do Gov.br. A operação cumpre mandados em nove estados

(Imagem: rafapress / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13) a operação “Face Off”, com foco em desarticular um grupo criminoso que utilizava técnicas sofisticadas de alteração facial para fraudar contas vinculadas à plataforma Gov.br. Segundo as autoridades, os investiga dos manipulavam traços faciais com o objetivo de burlar sistemas de autenticação biométrica e obter acesso a serviços públicos digitais.

As fraudes permitiam que os criminosos assumissem o controle total de perfis alheios, tendo acesso a dados pessoais e informações sensíveis de cidadãos. A ação representa uma preocupação crescente sobre os riscos associados ao uso de biometria facial como única camada de segurança em sistemas governamentais.

polícia federal
Operação “Face Off” da Polícia Federal atua em nove estados brasileiros (Imagem: Polícia Federal)

Leia mais:

Reportagem em atualização.

Ana Luiza Figueiredo

Redator(a)


Ana Luiza Figueiredo no LinkedIn

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.