Google pode trocar o botão “Estou com sorte” por Modo IA

Experiência já está disponível no Labs, uma espécie de ambiente de testes da big tech com foco em Inteligência Artificial.

(Imagem: Ridhwan Fauzi/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O botão “Estou com sorte” do Google pode estar com os dias contados. De acordo com o site gringo The Verge, o recurso, que existe desde os primórdios da ferramenta de busca, deve ser substituído pelo novo Modo IA da big tech.

O assunto ganhou força nas redes sociais nos últimos dias, com uma série de prints mostrando a mudança. De acordo com o Google, a novidade aparece apenas para usuários do ambiente experimental Labs.

Leia mais

Vale destacar que não há garantia de que a opção “Estou com sorte” será oficialmente substituída pelo Modo IA. Vai depender muito do feedback dos usuários. A experiência, no entanto, já começou – e a minha impressão é de que ela tem tudo para se consolidar.

  • Posso estar enganado, mas aposto que a maioria dos leitores deste texto nunca usou o recurso.
  • Ou, se usou, viu que não era nada demais e ele caiu no esquecimento.
  • O botão “Estou com sorte” redireciona o usuário para a página mais relevante da pesquisa.
  • Eu fiz alguns testes agora e, na maioria das vezes, ele me encaminhou para a Wikipedia.
  • Nada contra a Wikipedia (pelo contrário), mas eu considero esse botão como algo limitador.
  • Ele pode até ser útil quando a pessoa está com pressa, mas não custa nada olhar a lista com várias opções de links.
  • Como dissemos lá em cima, o “Estou com sorte” existe há muito tempo, desde o final da década de 1990.
  • Caso a mudança se confirme, o Google dá mais um indício de que vai focar bastante seus esforços nas tecnologias de Inteligência Artificial.
Logo do Google em um smartphone
Gigante das buscas deve fazer mais atualizações de olho em novos concorrentes, como a OpenAI – Imagem: Ridhwan Fauzi/Shutterstock

Como vai funcionar esse Modo IA?

Em postagem em seu blog oficial, o Google explica que o Modo IA pode responder a perguntas complexas, como essa: “qual é a diferença nos recursos de monitoramento do sono entre um anel inteligente, um smartwatch e um tapete de monitoramento?”

No modo tradicional, o buscador te entregará alguns links sobre palavras-chave dentro do assunto. O Modo IA, por sua vez, vai criar uma resposta elaborada de acordo com várias pesquisas no web. Algo como se você estivesse conversando com um chatbot.

Vale destacar que o Modo IA tem algumas diferenças em relação ao recurso “Visões Gerais de IA” – que é bastante útil também. O primeiro vem nesse formato de conversa. Já o segundo entrega uma resposta imutável.

Se você tem interesse em participar dos testes, basta aderir ao Google Labs. O Olhar Digital te dá um passo a passo sobre como fazê-lo neste outro texto.

As informações são do The Verge.

Bob Furuya

Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.