
Tudo sobre Inteligência Artificial

Tudo sobre OpenAI
Os planos ambiciosos do SoftBank de investir até US$ 100 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial nos Estados Unidos, em parceria com a OpenAI, enfrentam atrasos significativos. As informações são da Bloomberg.
Anunciado no início do ano como o projeto Stargate, o investimento seria destinado à construção de data centers de grande escala para impulsionar o avanço da IA.
Negociações estagnadas
No entanto, passados mais de três meses, o SoftBank ainda não definiu um modelo de financiamento nem avançou em negociações concretas com bancos ou investidores.
Segundo fontes próximas ao assunto, instabilidade econômica, aumento de tarifas sobre equipamentos tecnológicos e temores de recessão estão dificultando o andamento das negociações.
Além disso, a proliferação de modelos de IA mais baratos — como os da startup chinesa DeepSeek — levanta dúvidas sobre a rentabilidade a longo prazo de projetos ligados à OpenAI.

Leia mais:
Outros obstáculos
- Apesar do envolvimento de parceiros como Oracle e Mubadala (MGX), o plano inicial de financiar o projeto com 80% a 90% de dívida ainda está indefinido.
- Os custos crescentes de construção, que podem subir até 15%, e os ajustes estratégicos de gigantes como Microsoft e Amazon em suas operações de data centers, intensificam as incertezas.
- Além disso, a OpenAI lida com desafios internos, como a tentativa de transição para uma estrutura com fins lucrativos e resistência de ex-funcionários e investidores como Elon Musk.
- A reestruturação ainda não foi aprovada pela Microsoft, acionista majoritária da OpenAI.
Mesmo com os obstáculos, partes do projeto já começaram, como o data center em Abilene, Texas, desenvolvido pela Oracle, que será o maior centro de treinamento em IA do mundo.
O SoftBank segue avaliando outros locais e aposta em retornos estimados de 15% a 20% sobre um investimento de US$ 50 bilhões em até seis anos, caso a demanda por IA mantenha seu ritmo de crescimento.
