
Tudo sobre Android

Tudo sobre Google
O Google já havia vazado o novo visual da interface do usuário do Android na semana passada, mas apagou a publicação (saiba mais aqui). Nesta terça-feira (13), a empresa apresentou oficialmente as mudanças no design do sistema operacional durante o evento The Android Show: I/O Edition.
A reformulação foi chamada de Material 3 Expressive, e foca especialmente no design da interface para melhorar a usabilidade e aumentar a personalização.
A nova cara do Android
Na publicação deletada, o Google descreveu a reformulação como a “mais pesquisada” até o momento, com 46 rodadas de design e pesquisas com mais de 18 mil participantes. O resultado é uma série de alterações nas cores, formas, tamanhos e movimentos da interface para tornar o Android mais “utilizável”.
Para chegar nos resultados, o Google se concentrou no estudo de onde os usuários prestavam mais atenção em um design, como reagiam a diferentes visuais e qual a rapidez de uso na interface.

Confira algumas das mudanças:
- O Material 3 Expressive traz animações elásticas que deixarão o sistema mais fluído de usar. Por exemplo, quando você exclui uma notificação, há uma transição nesse movimento (como mostra a imagem acima). Outras animações aparecem ao alterar o volume;
- A atualização também desfoca o fundo para dar sensação de profundidade enquanto você usa o celular;
- Outras mudanças incluem temas de cores dinâmicos e com opções de personalização, que poderão ser aplicadas nos aplicativos do Google, como Gmail e Google Fotos, e personalização das configurações rápidas para adicionar atalhos nos recursos que você mais usa;
- Também há um novo recurso chamado Atualizações ao Vivo do Android, que acompanha as notificações dos aplicativos enquanto elas acontecem (e exclui as anteriores). Segundo Mindy Brooks, vice-presidente de Produto e UX da plataforma Android, isso ajudará o usuário a saber no que se concentrar.

Atualização chegará em celulares e relógios inteligentes
A atualização de design do Android será lançada nos smartphones Pixel ainda este ano. Eles também estarão disponíveis no Wear OS, com opções de rolagem circular na tela.