Vídeo mostra caracol botando ovo pelo pescoço; veja

Em um registro inédito, caracol raro pode ser visto botando ovo por um buraco localizado em seu pescoço

(Imagem: Zebra-Studio/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Pesquisadores do Departamento de Conservação (DOC) da Nova Zelândia registraram, pela primeira vez na história, um caracol raro botando um ovo pelo pescoço. Em um vídeo publicado no YouTube, podemos ver o bicho carnívoro da espécie Powelliphanta augusta expelir o ovo por uma abertura chamada de poro genital, localizada logo abaixo da cabeça.

Entenda:

  • Pela primeira vez na história, um caracol Powelliphanta augusta foi visto botando um ovo pelo pescoço;
  • Isso acontece graças a uma abertura chamada de poro genital, localizada abaixo da cabeça do caracol;
  • Os caracóis adultos da espécie costumam botar, anualmente, cinco ovos – e cada um deles leva cerca de um ano para eclodir;
  • Com hábitos noturnos, o P. augusta quase nunca é avistado por humanos, e a espécie está sob sério risco de extinção.
Caracol da espécie Powelliphanta augusta. (Imagem: Alan Liefting/Wikimedia Commons)

De acordo com o DOC, os caracóis do gênero Powelliphanta estão entre os maiores do mundo. Com hábitos noturnos, o P. augusta raramente é avistado durante o dia, e, por conta da mineração de carvão na Nova Zelândia, a espécie é um dos principais invertebrados ameaçados de extinção no país. Por isso, uma população em cativeiro vem sendo preservada e estudada pela equipe há quase 20 anos.

Leia mais:

Registro do caracol botando ovo é inédito

Pouco se sabia sobre o P. augusta antes que a espécie fosse colocada em cativeiro pelo DOC em 2006, quando o habitat do caracol começou a ser perturbado por obras de mineração. Desde então, os bichinhos vivem em contêineres refrigerados na cidade de Hokitika, na Ilha Sul da Nova Zelândia.

“É notável que, em todo o tempo que passamos cuidando dos caracóis, esta seja a primeira vez que vimos um botar um ovo. Fomos flagrar a ação enquanto pesávamos o caracol. Viramos ele e vimos o ovo começando a emergir”, conta Lisa Flanagan, a guarda florestal do DOC que capturou o momento, em comunicado.

Buraco no pescoço serve para a reprodução do caracol

Reprodução dos caracóis é dificultada pela concha. (Imagem: HUNKNOW/Shutterstock)

Como explica a equipe, os Powelliphanta são hermafroditas – possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Porém, apesar de servir como proteção contra predadores, suas conchas dificultam a transferência de esperma entre os caracóis. O problema foi resolvido com o poro genital, por onde ocorre a troca de esperma.

O P. augusta costuma atingir a maturidade sexual só por volta dos 8 anos de idade. Os caracóis adultos botam, anualmente, uma média de 5 ovos, e cada um deles leva cerca de um ano para eclodir.

Ana Julia Pilato

Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é colaboradora do Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.