os gigantes que dominaram os céus do Brasil

Estes antigos animais voadores viveram há cerca de 219 milhões de anos atrás e chegavam a incríveis seis metros de envergadura

Imagem: Warpaint/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Você provavelmente já ouviu falar dos pterossauros. Estes antigos animais voadores chegavam a incríveis seis metros de envergadura e eram exímios caçadores. Além disso, costumam ser confundidos com dinossauros.

Há cerca de 219 milhões de anos atrás, o céu do Brasil era dominado pelos pterossauros. No entanto, só foram encontrados registros fósseis destes antigos animais em dois lugares específicos do território nacional: o Ceará e o Paraná.

Livro aborda história dos pterossauros brasileiros

No recém-lançado livro Pterossauros do Brasil, que conta com ilustrações de Julio Lacerda, o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli apresenta as particularidades desses seres. Em entrevista à BBC News Brasil, o especialista destacou que as espécies de pterossauros “brasileiros” tinham características únicas.

fossil-pterossauro-historia
Pterossauros dominaram os céus brasileiros há milhões de anos atrás (Imagem: Daniel Eskridge/Shutterstock)

Ele explica que esses animais são classificados como répteis arcossauros, um grupo que praticamente dominou o mundo durante a era mesozoica. Os dinossauros geralmente possuíam três dedos nas mãos e, na região da cintura, tinham quatro vértebras da coluna que eram coladas.

Já os pterossauros carregavam quatro dedos nos braços, sendo o quarto imenso, com até dois metros de comprimento para dar sustentação à asa. Estas criaturas ainda eram dotadas de ossos ocos e uma estrutura no esqueleto cujo nome era pteroide, que servia para facilitar o voo.

Leia mais

Imagem mostra o fóssil de um pterossauro, exposto em museu
Fóssil de pterossauros mostra grandiosidade do antigo animal (Imagem: mitsuap/Shutterstock)

Vários fósseis estão enterrados pelo Brasil

  • Por uma série de fatores, como a dinâmica das rochas, o leito dos rios, o mar, o vento, entre outros, o Paraná e o Ceará têm áreas onde hoje é possível encontrar ossos fossilizados dos antigos pterossauros.
  • Outros exemplares devem estar escondidos pelo restante do Brasil, mas a mais de três quilômetros de profundidade.
  • Luiz Eduardo Anelli conta que é possível encontrar dezenas de milhares de fósseis do Caiuajara dobruskii, que tinha uma crista bem imponente.
  • Já o Anhanguera piscator era um exímio pescador e costumava voar pelos mares onde hoje fica o Ceará.
Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.