Uma equipe internacional de cientistas concluiu que uma ponta de lança de osso encontrada na caverna Mezmaiskaya, no Cáucaso do Norte (Rússia), foi feita por neandertais.
A peça foi datada entre 80.000 e 70.000 anos atrás, indicando que essa espécie humana já desenvolvia ferramentas de caça avançadas muito antes da chegada dos humanos modernos à Europa (45.000 anos atrás), como relata a revista La Brújula Verde.
A descoberta foi feita em 2003 em uma área que armazenava ossos de animais (bisões, cabras e veados), ferramentas de pedra e restos de fogueiras. Os cientistas acreditam que se trata de uma antiga estação de trabalho para processar a caça e construir ferramentas.

Análise minuciosa
A ponta da lança — que tem 9 centímetros de comprimento e foi feita de osso de um animal grande (provavelmente um bisão) — passou por processos de microscopia avançada, tomografia computadorizada e espectroscopia.
Os resultados revelam que o objeto foi deliberadamente esculpido com pedra para conferir um formato afiado e, em seguida, fixado a uma haste de madeira com alcatrão, um tipo de adesivo natural.
A análise microscópica mostrou rachaduras típicas de um impacto violento, como ao atingir uma presa. E não há sinais de uso prolongado, sugerindo que ele se quebrou cedo, talvez durante uma caçada.
De acordo com os arqueólogos, a peça tem características semelhantes às pontas de lança de osso fabricadas posteriormente pelos humanos modernos — indicando os primeiros passos no uso desse tipo de ferramenta.

Leia Mais:
Novos insights
Este é o artefato mais antigo do gênero encontrado até agora na Europa e sugere que os neandertais desenvolveram tecnologia avançada por conta própria, sem a influência dos humanos modernos, segundo os pesquisadores.
Além disso, a descoberta evidencia que os neandertais já faziam experiências com materiais orgânicos (osso e madeira, por exemplo) para aprimorar suas armas. E que possuíam habilidades cognitivas avançadas, como planejamento e criatividade.