Faz parte das recomendações feitas pelas empresas aéreas solicitar que os passageiros coloquem seus celulares no modo avião. Este recurso desativa a emissão e recepção de ondas eletromagnéticas do aparelho, deixando-o totalmente desconectado.
A justificativa sempre foi a segurança do avião, mas a chegada do Wi-Fi via satélite da Starlink pode mudar completamente este cenário. Algumas companhias já utilizam este novo sistema, é o caso da United Airlines, dos EUA.
Nova forma de se conectar à internet durante o voo
Uma reportagem da The Verge testou a internet em um voo de uma aeronave Embraer E-175. Durante a viagem, os funcionários da companhia aérea incentivaram os passageiros a navegar pelo Wi-Fi da Starlink.
Para se conectar, é necessário se inscrever no programa de fidelidade da empresa, o MileagePlus. Isso possibilita acessar o aplicativo da United e, então, usufruir da internet de Elon Musk. Tudo isso é gratuito e a promessa é de que continuará assim.

O Wi-Fi da Starlink funciona melhor do que a maioria dos outros provedores devido ao grande número de satélites que possui em órbita terrestre baixa (atualmente são mais de 7 mil). Isso permite uma latência muito menor, graças à distância mais curta que o sinal tem que percorrer em comparação com satélites em órbita geoestacionária.
Achei as velocidades de download muito impressionantes, com média de 128 megabits por segundo (Mbps), enquanto as velocidades de upload estavam chegando um pouco mais lentas, com uma média de 23,9 Mbps. A qualidade da imagem era cristalina, a latência era baixa e tudo parecia funcionar muito bem.
Andrew J. Hawkins, editor da The Verge
Leia mais

Os planos da United
- A United Airlines planeja realizar os primeiros voos comerciais com o Wi-Fi da Starlink ainda neste mês de maio.
- O primeiro trecho atendido será entre Chicago e Detroit.
- A empresa diz que planeja instalar modems em todos os 1.026 aviões de sua frota, começando com seus jatos regionais de duas cabines antes de passar para a aeronave principal.
- Ainda segundo a companhia aérea, será possível conectar quantos dispositivos quiser sem redução na velocidade de conexão.
- Esta será uma verdadeira revolução a bordo.
- E adeus para o modo avião.