Elon Musk fala em entrevista sua motivação para colonizar Marte

“Não se trata de ir a Marte para visitá-lo uma vez, mas de tornar a vida multiplanetária”, disse o dono da SpaceX

(Imagem: Frederic Legrand – COMEO / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Em entrevista, o empresário Elon Musk – fundador da SpaceX e CEO da Tesla – disse que a humanidade precisa se espalhar pelo Sistema Solar. “Em algum momento precisaremos ser uma civilização multiplanetária, porque a Terra será incinerada”, disse o bilionário. Para ele, a colonização de Marte é o primeiro e mais possível passo.

No longo prazo, o Sol se transformará em uma gigante vermelha, seguindo o ciclo evolutivo das estrelas. Isso acontecerá em alguns bilhões de anos, mas a vida terrestre sentirá os efeitos nos próximos milhões de anos. Esse será um evento devastador, que destruirá a atmosfera da Terra e secará os oceanos.

“Então, eventualmente, toda a vida na Terra será destruída pelo Sol. O Sol está se expandindo gradualmente. Esse é um dos benefícios de Marte, é um seguro de vida para a vida coletiva”, disse Musk.

O empresário usou esse evento longínquo para explicar seus planos em uma entrevista à Fox News. Ele estima que a humanidade tem cerca de 450 milhões de anos antes que a intensidade do Sol aumente a temperatura do planeta para patamares em que a vida é impossível.

Ilustração de foguete Starship, da SpaceX, chegando a Marte
Ilustração de foguete Starship, da SpaceX, chegando a Marte. (Imagem: Grey Zone – Shutterstock [fundo]/ Creative Commons [Starship]/Edição: Olhar Digital)

Leia mais:

SpaceX já está em busca de Marte

A SpaceX pretende levar os primeiros astronautas para Marte com sua nave Starship. Ela detém um foguete reutilizável, característica que Musk defende como essencial para fazer a exploração do Planeta Vermelho economicamente viável.

A Starship já voou oito vezes até o momento. Em 2025, houve dois testes, um em janeiro e outro em março. Em ambos, o propulsor Super Heavy teve bom desempenho, porém, no segundo, o módulo superior da nave explodiu em menos de 10 minutos de voo.

Agora, a empresa se prepara para o próximo lançamento. Os motores já foram testados, mas ainda não há data oficial para o Voo 9.

Samuel Amaral de Oliveira

Samuel Amaral de Oliveira é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.