veja o novo app mais baixado do mundo

No total, o chatbot da OpenAI foi baixado 46 milhões de vezes na App Store e na Play Store no primeiro trimestre deste ano

(Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O ChatGPT é, sem dúvidas, um dos modelos de inteligência artificial mais conhecidos do mundo e tem ajudado a popularizar esta tecnologia. Isso é comprovado pelos números de downloads do chatbot da OpenAI.

No primeiro trimestre deste ano, o programa foi o mais baixado tanto na App Store quanto na Play Store. No total, foram 46 milhões de downloads nas duas plataformas, o que faz dele o aplicativo mais baixado do mundo.

ChatGPT está substituindo buscadores

  • O aumento expressivo na procura pelo ChatGPT evidencia uma mudança importante no comportamento dos usuários de internet.
  • Antes, as pessoas recorriam a mecanismos de busca que forneciam uma lista de links como resposta às suas consultas.
  • É a tradicional pesquisa no Google.
  • Agora, no entanto, a busca é por respostas sintéticas, estruturadas e organizadas, adaptadas especificamente a cada questionamento feito.
  • E quem oferece isso é o chatbot de IA da OpenAI.
Logomarca do ChatGPT em tela de celular colocado na frente de imagem de logomarca da OpenAI
Programa foi o mais baixado do mundo neste ano (Imagem: One Artist/Shutterstock)

Leia mais

IA está se consolidando na rotina dos usuários

De acordo com especialista ouvido pela CNN, o avanço do ChatGPT representa a consolidação da inteligência artificial generativa como um novo hábito do consumidor. Isso é possível, por exemplo, em função do aumento do uso do recurso nos ambientes de trabalho.

Num primeiro momento, houve uma fase de experimentação, mas hoje já entramos na fase de consolidação da tecnologia. A IA está se integrando rapidamente à vida cotidiana, alterando a maneira como as pessoas buscam e processam informações online.

Logo do ChatGPT e da OpenAI
ChatGPT já faz parte da rotina dos usuários (Imagem: Mamun sheikh K/Shutterstock)

O atual cenário não reflete apenas uma mudança nos hábitos de pesquisa, mas também aponta para um futuro onde a inteligência artificial pode desempenhar um papel central na forma como interagimos com a informação. No entanto, questões como privacidade e confiabilidade ainda precisam ser discutidas.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.