O satélite GOES-19 captou imagens de um gigante filamento solar em erupção. O fenômeno ocorreu esta semana no lado leste do Sol e resultou em imagens impressionantes.
Filamentos solares são fitas densas de plasma do Sol que seguem o trajeto demarcado pelos campos magnéticos que saem da estrela. Em momentos de instabilidade, elas podem entrar em erupção de forma drástica e lançar ejeções de massa coronal (EMC) – grandes explosões de plasma que chegam ao espaço interplanetário
As EMCs podem desencadear tempestades magnéticas na Terra. Porém, a atual erupção não deve causar preocupação, segundo explicaram os especialistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), instituição responsável pelo GOES-19.

Leia mais:
Auroras esperadas no hemisfério norte
O satélite captou as imagens entre 7:30 e 10:50 no horário de Brasília do dia 7 deste mês. GOES-19 utilizou seu telescópio ultravioleta extremo (EUV) para captar a erupção do filamento com detalhes incríveis.
Segundo o Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, uma combinação do atual fluxo de ventos solares com rajadas anteriores pode desencadear auroras em altas latitudes nos dias 8 e 9 de maio. Elas serão visíveis no norte do Canadá, Alasca, Escandinávia e outras regiões do hemisfério boreal.
Os meteorologistas continuarão observando a alta atividade solar desta semana. Por enquanto, nenhum grande efeito além das auroras é esperado.