Temperaturas ficaram acima da média ao longo desta semana no Centro-Sul do Brasil. Mas uma frente fria começa a avançar pelo país a partir desta sexta-feira (09). Por isso, a previsão do tempo estima que o fim de semana seja de chuva e friozinho (ou menos calor) nesta parte do país.
Os estados do Centro-Oeste e Sudeste ainda devem enfrentar massa de ar seco nesta sexta. A virada no tempo vai começar no Sul, segundo a Climatempo (via G1).
O clima deve ficar instável em boa parte do Rio Grande do Sul nesta sexta. E, ao longo do dia, a frente fria deve avançar sobre Santa Catarina e Paraná. Por isso, a previsão é de chuvas fortes com rajadas de vento nos estados dessas regiões.

Depois, a frente fria deve ir para o Sudeste. Primeiro, vai chegar ao centro-sul do Rio de Janeiro e ao sul de Minas Gerais, na noite de sábado (10). Depois, no domingo (11), leva chuva para Espírito Santo. Nesta parte do Sudeste, deve chover em:
- Rio de Janeiro;
- Sul de Minas Gerais;
- Zona da Mata Mineira;
- Grande Belo Horizonte.
A frente fria também deve levar chuva ao estado de São Paulo, principalmente na parte leste. Na Grande São Paulo, a chuva deve ficar entre leve e moderada. Já chuva forte é esperada para o litoral paulista.

O domingo deve ser frio na região leste do estado de São Paulo, bem como na Grande São Paulo. Agora, a expectativa é de menos calor ou friozinho para as seguintes regiões:
- Partes norte e oeste do estado de São Paulo;
- Triângulo Mineiro;
- norte e sul de Minas Gerais;
- Zona da Mata Mineira;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo.
Leia mais:
Fim do veranico
O avanço da frente fria extingue o veranico, que mexeu nas temperaturas no Centro-Sul do país nesta semana. Isso porque o fenômeno causou um bloqueio atmosférico na região.
- “O veranico é um período mais quente dentro de um outro período que deveria ser mais frio”, explicou o meteorologista;
- Bloqueio atmosférico é como se fosse uma “barreira invisível” criada porque uma grande massa de ar estacionou em cima de uma região, o que dificulta ou até mesmo impede a passagem de sistemas meteorológicos, como tempestades e frentes frias.
Na prática, o fenômeno deixou temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média na região Sul, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e na parte sul do Mato Grosso.