veja como governo vai avisar vítimas

Governo vai criar área especial no app Meu INSS para que beneficiários requeiram ressarcimento

Comunicação será via aplicativo (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Nesta quinta-feira (8), o governo anunciou as medidas que tomará para informar e ressarcir os beneficiários lesados pela fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As vítimas — nove milhões ao todo — serão avisadas na terça-feira (13) via aplicativo Meu INSS, que enviará uma notificação. Além disso, as pessoas notificadas precisarão informar, no app, se os valores debitados foram autorizados ou se houve fraude.

Pessoa segurando celular com aplicativo Meu INSS aberto na tela inicial
Órgão vai enviar notificações aos nove milhões de afetados via aplicativo na terça-feira (13) (Imagem: rafapress/Shutterstock)

Estima-se que o ressarcimento será de R$ 6,3 bilhões referente ao período de 2019 e 2024, quando os descontos indevidos foram realizados.

Como será o passo a passo para receber o ressarcimento do INSS?

  • Na terça-feira (13), o INSS informará os nove milhões de lesados com os descontos indevidos por meio do app Meu INSS;
  • No dia seguinte, o órgão vai liberar dois canais de comunicação para que os contribuintes que foram vítimas do escândalo descubram a associação que fez o desconto em seu benefício: o próprio Meu INSS e a central telefônica 135;
  • Serão cobertos pelo ressarcimento os valores descontados nos últimos cinco anos, partindo de 2020, mas não há uma data precisa;
  • Não há prazo definido para que o contribuinte reclame o ressarcimento. Além disso, o INSS orienta aos segurados que não autorizem terceiros a agir em seu lugar, visando evitar golpes;
  • Em caso de dúvidas, recorra ao telefone 135. Por meio dele, o atendente pode acessar o Meu INSS do segurado, podendo informar qual foi a associação que descontou a quantia de sua conta e qual foi o valor debitado;
  • O cidadão não precisa inserir documentos no app ao requerer o ressarcimento.

Leia mais:

A seguir, automaticamente, o sistema do INSS vai gerar uma cobrança para a associação citada pelo cidadão. A instituição, por sua vez, terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo do segurado, apresentando comprovação de associação, autorização do desconto e documento de identidade da pessoa.

Caso a associação não seja comprovada, a instituição acionada pelo segurado deverá ressarci-lo em até 15 dias úteis. Porém, para evitar golpes, os valores serão repassados ao INSS, que, então, vai depositá-los na conta do cidadão.

O órgão garante que todos que reclamarem e não tiverem vínculo comprovado receberão os valores de volta.

Idosa passando pela fachada de agência do INSS
INSS estima R$ 6,3 bilhões a serem ressarcidos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.