Tem carteira assinada? Você pode receber um benefício este mês

Abono salarial para aniversariantes do mês de maio e junho começa nos próximos dias

Entenda o que mudou para quem possui carteira assinada ou recebe benefícios pela Previdência Social (Imagem por Pedro Ignacio – Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho começarão a receber o abono salarial nos próximos dias. O benefício acontece anualmente e corresponde ao valor de um salário mínimo – que, em 2025, é de R$ 1.518.

Confira abaixo quais os requisitos e os dias para receber o benefício, e como consultar o pagamento.

pis
Pagamentos vão até o final do ano (Crédito: Sem autor/Shutterstock)

Abono salarial depende de alguns critérios

O abono salarial é um benefício anual para trabalhadores com carteira assinada de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP.

No entanto, para ter direito ao valor, é necessário atender alguns requisitos: os trabalhadores precisam ter exercido atividade remunerada durante os último 30 dias no ano-base (neste caso, em 2023), recebendo em média até dois salários-mínimos e estejam cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS/PASEP (contando desde o primeiro empregador contribuinte). É preciso atender a todos os critérios.

O benefício faz parte de uma política de redistribuição de renda para reduzir desigualdades e promover justiça social. Este ano, o governo federal devem contemplar cerca de 25,8 milhões de pessoas, somando R$ 30,7 bilhões em pagamentos.

Em 2025, o calendário de pagamentos do abono salarial foi organizado de acordo com o mês de nascimento do funcionário, começando em fevereiro e indo até agosto. O prazo máximo para todos os recebimentos é no dia 29 de dezembro.

Trabalhadores de maio e junho começarão a receber o benefício no dia 15 deste mês. Veja a tabela completa, conforme divulgado pelo governo federal:

Calendário do abono salarial é dividido por meses de nascimento (Imagem: Governo Federal/Reprodução)

Como consultar e receber o abono salarial?

  • Trabalhadores do setor privado podem consultar o abono salarial pelo aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 0207;
  • Já funcionários públicos podem fazer a consulta direto pelo site do Banco do Brasil ou pelo telefone 0800 729 0001;
  • Clientes de contas correntes ou poupança na Caixa receberão o benefício automaticamente;
  • Já no depósito via conta, Pix, TED ou por atendimento nas agências, clientes do Banco do Brasil terão prioridade. Os demais trabalhadores receberão através da Poupança Social Digital, que a própria Caixa abre automaticamente.
Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.