Pix por aproximação já está disponível! Mas não para todo mundo

O Nubank implementou nesta quinta-feira (08) a opção de realizar o Pix por aproximação. Na prática, o recurso dispensa o uso de carteiras digitais (como a do Google) e do QRCode, e permite mais métodos de pagamento, como parcelamento do Pix no cartão de crédito.

Por ora, a funcionalidade está disponível apenas para usuários do sistema Android e será implementada gradualmente para clientes pessoa física.

Pagamento por aproximação depende de máquinas habilitadas (Imagem: Divulgação/Cielo)

Nubank lança Pix por aproximação

Com o Pix por aproximação, não será mais necessário adicionar dados bancários à carteira do Google (ou outras carteiras digitais), nem escanear o QRCode das máquinas de pagamento. Para pagar, basta ter uma chave Pix cadastrada no Nubank, abrir o aplicativo do banco e escolher a opção “Pix por aproximação”. Então, é só aproximar da maquininha.

Também é possível criar um atalho na tela inicial do celular para acessar o recurso com mais facilidade. Ensinamos como fazer isso mais adiante.

A novidade vale apenas para dispositivos Android e NFC (uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de informações por proximidade), e pode ser usada em máquinas habilitadas para essa tecnologia.

O cliente pode escolher entre pagar à vista, com o saldo disponível em conta, ou parcelar a compra no crédito em até 12 vezes.

Confirmação do pagamento depende de senha ou biometria (Imagem: Nubank/Reprodução)

Como fica a segurança?

Em nota, o Nubank explicou que a confirmação do pagamento depende de biometria ou senha de quatro dígitos.

Ainda de acordo com o banco, o recurso “herda os altos padrões de segurança já implementados no Pix e em todo o ecossistema Nubank, incluindo os limites personalizáveis do Modo Rua e os limites transacionais da Área Pix”.

E o iOS?

Ainda não há expectativa de lançamento do Pix por aproximação nos dispositivos iOS.

Isso porque a Apple está em confronto com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre o assunto: a instituição afirma que a empresa cria “artificialmente barreiras” para a chegada do recurso ao sistema operacional. Já a big tech responde que a legislação brasileira não a impede de “cobrar uma taxa pelos seus serviços”.

O Olhar Digital deu detalhes sobre embate aqui.

Leia mais:

Como criar o atalho do Pix por aproximação

  • Abra o aplicativo do Nubank;
  • Acesse a opção “Pix” e, em seguida, “Pagar”;
  • Selecione a opção “Pix por aproximação”;
  • Clique no ícone “Configurações” dentro do app e adicione o atalho.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.