Olhar do Amanhã: Brasil tem carta na manga para ganhar (e muito) com as IAs

Brasil quer atrair investimento trilionário para construção de data centers

Compartilhe esta matéria

Os próximos dias podem iniciar uma nova trajetória para o Brasil na tecnologia. Como o Olhar Digital noticiou, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo vai enviar a proposta da política nacional de data centers ainda nesta semana ao Congresso Nacional. O projeto estará em uma medida provisória.

A ideia é oferecer 100% de desoneração dos tributos federais sobre investimentos feitos pelo setor de data centers e das exportações de serviços produzidos por essas estruturas. O governo também vai anular o Imposto de Importação sobre equipamentos não fabricados no Brasil.

Os detalhes foram revelados durante a agenda do ministro da Fazenda nos Estados Unidos.

Nova política pretende atrair investimentos de até US$ 2 trilhões nos próximos anos (Imagem: Ministério da Fazenda)

A nova política pretende atrair investimentos de até US$ 2 trilhões nos próximos anos.

Haddad teve conversas com executivos da Amazon e da Microsoft depois de se reunir com a diretora-financeira do Google, Ruth Porat, e com o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang.

A peça-chave que pode convencer os investidores a apostar no Brasil é o fato de que a maior parte da matriz energética brasileira é composta de energias renováveis. Isso porque os data centers dependem de muita (muita) energia.

Leia mais:

Este é o tema da coluna Olhar do Amanhã desta semana, com o doutor Álvaro Machado Dias, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News. Confira!

Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.