O Papa Leão XIV foi escolhido como o novo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8). Como a numeração indica, o nome já foi usado por muitos pontífices antes, e o último a utilizá-lo foi Leão XIII, o primeiro papa com voz e vídeo registrados.
Leão XIII ficou marcado por ser o papa da transição entre os séculos XIX e XX, período que também representou a entrada do mundo na era da eletricidade. Portanto, as mudanças tecnológicas durante seu papado foram muitas, o que acabou fazendo dele o primeiro pontífice registrado em áudio e vídeo, além de uma das pessoas mais velhas já filmadas naquela época.
A filmagem de Leão XIII foi feita por William Kennedy Dickson, um dos inventores da câmera cinematográfica, que trabalhou ao lado de Thomas Edison. O registro ocorreu em 1896, no Vaticano. Na época, sua câmera Biograph, uma das primeiras do mundo, foi abençoada pelo pontífice.
Já a voz de Leão XIII está preservada em um disco de Alessandro Moreschi. Também há registros do papa recitando a oração Ave Maria. Em ambos os casos, ele foi o primeiro pontífice a ter tais registros.
Quem foi o Papa Leão XIII?
Leão XIII, nascido Vincenzo Pecci em 1810, foi um dos papas mais influentes do século XIX, governando a Igreja Católica de 1878 até sua morte, em 1903. Ele buscou modernizar a Igreja sem abandonar suas tradições, promovendo o diálogo entre fé e razão.
Leia mais
Além de suas contribuições sociais, Leão XIII abriu os arquivos secretos do Vaticano para pesquisadores, demonstrando uma rara abertura à ciência na época. Seu pontificado de 25 anos foi um dos mais longos da história.
O pontífice faleceu em 1903, aos 93 anos, sendo sucedido por São Pio X.