Grandes cidades dos EUA estão afundando

Um novo estudo aponta que aproximadamente 12% da população total dos EUA habitam regiões que estão afundando

Imagem: photosounds/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Um novo estudo alerta para uma situação bastante preocupante nos Estados Unidos. As 28 cidades mais populosas do país estão afundando lentamente, embora alguns locais apresentem uma velocidade maior de degradação do solo.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, estes locais se estendem da costa ao interior e abrigam cerca de 34 milhões de pessoas. Isso representa aproximadamente 12% da população total dos EUA.

Em todas as 28 grandes cidades analisadas, cerca de 20% das terras urbanas afundaram pelo menos um pouco entre 2015 e 2021. Em 25 destes locais, no entanto, o cenário é muito mais grave, com 65% da região cedendo.

Estudo mostra níveis de afundamento (em vermelho) das cidades norte-americanas (Imagem: Nature Cities)

Os cientistas deixam claro que não há um risco de colapso imediato. Entretanto, este é um problema que precisa ser combatido urgentemente. As causas citadas são a pressão da urbanização, além da seca ou aumento do nível do mar.

Os pesquisadores explicam que taxas de afundamento superiores a 5 mm por ano representam uma preocupação significativa em função dos danos à infraestrutura, o que pode levar ao desabamento de prédios, por exemplo. Este cenário foi verificado em cidades como em Nova York, Las Vegas e Washington.

Leia mais

Afundamento pode favorecer elevação do nível do mar (Imagem: Yevhen Prozhyrko/Shutterstock)

É possível frear o afundamento das cidades?

  • Além de apresentar o problema, os cientistas sugerem algumas ações que podem impedir que os terrenos continuem afundando.
  • Eles explicam que a solução para cada cidade é complexa e depende de seu tamanho, geologia e ameaças específicas.
  • Uma das medidas que podem ser adotadas é facilitar a extração de água subterrânea.
  • Em cidades costeiras que lidam com o aumento do nível do mar, por exemplo, as adaptações podem incluir proteção contra a intrusão de água salgada e tempestades.
  • Enquanto isso, cidades como Nova Orleans, que enfrentam riscos de inundação, podem exigir terrenos elevados ou sistemas de drenagem aprimorados.
  • Já os centros urbanos em risco de rachaduras irregulares podem se adaptar ou introduzir infraestrutura para suportar melhor as fundações móveis.
  • O estudo foi publicado na Nature Cities.
Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.