Competição para o Windows? Huawei apresenta HarmonyOS

A Huawei sediou o evento HarmonyOS Computer Technology and Ecosystem Communication nesta quinta-feira (08), onde apresentou o aguardado sistema operacional HarmonyOS. O modelo é desenvolvido pela própria empresa e cobre todos os tipos de dispositivos, desde computadores até smartphones e TVs inteligentes.

De acordo com o site Huawei Central, as primeiras revelações do sistema operacional do HarmonyOS já eram bem impressionantes. A expectativa é que ele seja mais inovador e rápido que o Windows.

Huawei apresentou HarmonyOS durante evento nesta quinta-feira (Imagem: Huawei/Reprodução)

Huawei apresenta novo sistema operacional

Durante o evento, a Huawei apresentou a interface do usuário HarmonyOS para computadores. Segundo o site, ela é bastante minimalista, organizada e inovadora, fornecendo uma experiência “inteligente”. O Olhar Digital já explicou mais sobre essa tecnologia aqui.

De acordo com a empresa, foram mais de 2.700 patentes registradas e 20 institutos de pesquisa globais envolvidos em um planejamento de cinco anos para tornar o sistema realidade. A expectativa é dar uma experiência completa aos usuários.

A tecnologia vale para todos os dispositivos da Huawei, como computadores, smartphones, tablets, TVs inteligentes, dispositivos vestíveis (wearable) e cockpits. Segundo Zhu Dongdong, presidente da linha de produtos de tablets e PCs, o HarmonyOS abre um novo capítulo para os produtos da companhia.

HarmonyOS promete competir com o Windows (Imagem: Huawei/Reprodução)

Conheça as novidades do HarmonyOS

A interface do usuário conta com um App Dock na parte inferior da tela, que permite acesso direto a aplicativos e recursos de forma rápida. Alguns dos apps padronizados presentes nessa seção são: Configurações, Navegador, Galeria, Memorando e App Store.

Já no canto superior esquerdo, é possível visualizar os aplicativos Meu Huawei e Gerenciamento de Arquivos. No canto inferior esquerdo, há a opção de Pesquisa. No campo inferior direito, as funções mais ‘básicas’, como Wi-Fi, bateria, hora, data e volume. Também é possível adicionar atalhos de outras funcionalidades, como previsão do tempo, agenda e música.

Até aqui, o layout parece bastante comum em relação a outros sistemas operacionais para computadores, mas o site reforçou que, aparentemente, é mais fácil de usar do que o Windows. Nesse caso, só usando para saber.

Entre novidades, sistema promete alto desempenho e personalização (Imagem: Huawei/Reprodução)

A parte ‘diferente’ vem nos gráficos e sistemas de processamento:

  • A tecnologia possui motor gráfico Ark, capaz de rodar múltiplas janelas ao mesmo tempo;
  • Uma combinação de novos componentes, como o sistema de segurança StarShield e ArkUI, também ajudam nas melhorias de desempenho;
  • Já no ecossistema do HarmonyOS, são mais de 150 aplicativos exclusivos e 2.000 universais;
  • A Huawei revelou que o computador pode suportar mais de 1 mil dispositivos externos, incluindo 800 periféricos padrão e 20 categorias de dispositivos, como mouses, teclados e monitores. Outros 250 dispositivos não padronizados também funcionam, como impressoras e tablets;
  • Há suporte para uma tela inicial universal, que pode ser personalizada com seus aplicativos de preferência;
  • Outra novidade é o sistema de inteligência artificial Celia, capaz de gerenciar tarefas, responder perguntas, realizar traduções e explicações de imagens em tempo real, e organizar arquivos.
  • Algumas funções mais básicas incluem papéis de parede dinâmicos e personalizados.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.