Site do Vaticano coloca você na Capela Sistina, palco do conclave

Os 133 cardeais que compõem o conclave estão fechados na Capela Sistina escolhendo o novo papa. O ritual, um dos mais secretos do mundo, começou no Vaticano nesta quarta-feira (07). O que acontece lá, só eles sabem. Mas dá para ter uma ideia de como é o cenário onde ele ocorre.

Sim, se você já assistiu ao filme Conclave, tem uma boa ideia do que está acontecendo no Vaticano agora. E sim, se você pesquisar “Capela Sistina” no Google Imagens, vai ter um mosaico de fotos na palma da mão, na ponta dos dedos. Mas existe um terceiro lugar na internet para você entrar (virtualmente) na capela.

Imagem 360º em alta resolução da Capela Sistina deixa você mergulhar nos detalhes

O site do Vaticano – no sentido mais literal que você possa imaginar – traz uma página dedicada à Capela Sistina. “Capella Sistina, Visita Virtuale”, dizem título e subtítulo. É uma página bem simples, com design que lembra os primórdios da internet. Mas não a subestime.

A Capela Sistina é uma das obras de arte mais impressionantes e visitadas do mundo (Imagem: marcobriviophoto.com/Shutterstock)

Ao clicar (ou tocar) em “Enter”, você… bom, virtualmente entra na capela. A partir daí, pode explorá-la da maneira que quiser. Mas existem limitações.

A parte ruim da página: é como se você estivesse com os dois pés colados no meio da Capela Sistina. Ou seja, não dá para ter aquela experiência de teletransporte do Google Maps quando você explora lugares por meio do Street View, indo para frente e para trás.

A parte boa: a imagem, em 360º, está em resolução altíssima. Na prática, quer dizer que você pode dar bastante zoom para observar detalhes ao redor. E se tem algo que não falta na Capela Sistina, são detalhes.

E um aviso: a experiência pode dar um pouco de vertigem, então olhe ao redor com calma e cuidado.

A capela

A Capela Sistina é uma das obras de arte mais impressionantes e visitadas do mundo. É considerada um ápice da arte renascentista, especialmente pelo impacto da obra de Michelangelo.

Ela fica no Vaticano, dentro do Palácio Apostólico, residência oficial do Papa. Seu nome homenageia o Papa Sisto IV, que a mandou restaurar entre 1473 e 1481.

Projetada por Baccio Pontelli e construída por Giovanni de Dolci, a capela possui cerca de 40 metros de comprimento por 13 metros de largura.

Captura de tela de imagem imersiva da Capela Sistina dando destaque para a criação de Adão pintada no teto dela
A Criação de Adão, pintada no teto da Capela Sistina por Michelangelo, é uma das imagens mais icônicas da arte ocidental (Imagem: Reprodução)

Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da capela, por encomenda do Papa Júlio II. Entre os destaques da obra, estão:

  • Criação de Adão (uma das imagens mais icônicas da arte ocidental);
  • Nove cenas do Gênesis (entre elas: a Criação do Mundo, Adão e Eva, e o Dilúvio).

Já entre 1536 e 1541, Michelangelo pintou “O Juízo Final”, na parede do altar. A obra mostra a segunda vinda de Cristo e o julgamento das almas, com figuras expressivas e dramáticas.

Leia mais:

Captura de tela de imagem imersiva da Capela Sistina dando destaque para quadro de Jesus pintado duma das laterais dela
Outros artistas renascentistas pintaram cenas nas laterais da Capela Sistina antes de Michelangelo (Imagem: Reprodução)

Antes de Michelangelo, artistas como Botticelli, Perugino, Ghirlandaio e Pinturicchio decoraram as paredes laterais com cenas da vida de Moisés e de Jesus.

Se você quiser saber mais sobre a Capela Sistina, visite esta página dedicada a ela no Google Arts & Culture.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.