Starbase: quem são os ‘prefeitos’ da cidade de Elon Musk nos EUA

A Starbase, base da SpaceX em Boca Chica, no sul do Texas, vai virar sua própria cidade. Os moradores da região formalizaram a decisão no final de semana, em uma votação praticamente unânime. A ‘eleição’ foi considerada apenas uma formalidade, já que a grande maioria dos moradores trabalha para a empresa aeroespacial de Elon Musk.

Além de votarem se queriam ou não que a Starbase virasse uma cidade, os moradores elegeram três representantes: um prefeito e dois comissários. Todos eles têm envolvimento com a SpaceX. Confira quem são.

Quem são os representantes da Starbase?

O prefeito eleito é Bobby Peden, de 36 anos. Ele trabalha na SpaceX há mais de 12 anos e, atualmente, é vice-presidente de operações de teste e lançamento no Texas. Antes disso, ele foi assistente de pesquisa de pós-graduação na Universidade do Texas em Austin.

Bobby Peden é o prefeito da Starbase (Imagem: LinkedIn/Reprodução)

Os dois comissários são Jenna Petrzelka, de 39 anos, e Jordan Buss, de 40.

Petrzelka foi gerente de engenharia de operação na SpaceX até julho do ano passado. Segundo o site CNBC, atualmente ela se descreve como filantropa (considerando o cargo preenchido na cédula de inscrição). Ela é casada com Joe Petrzelka, atual vice-presidente de engenharia da Starship, há quase 14 anos na empresa.

Jenna não tem LinkedIn e seus perfis em redes sociais são fechados.

Já Buss é diretor sênior de saúde e segurança ambiental da SpaceX há cinco meses. Ele ingressou na empresa em julho de 2023 e já passou por dois outros cargos desde então.

Nenhum dos três candidatos teve oposição.

Jordan Buss é um dos comissários da Starbase (Imagem: LinkedIn/Reprodução)

O que falta para a Starbase virar oficialmente uma cidade?

Resultados publicados online pelo Departamento Eleitoral do Condado de Cameron, onde Boca Chica e a Starbase ficam, revelaram que foram 212 votos a favor e seis contra para tornar a base uma cidade própria. O apoio foi de 97,7%.

Diante desses números, Remi Garza, Administrador Eleitoral do Condado de Cameron, disse que, estatisticamente, é impossível que a medida fracasse. Ou seja, tudo está praticamente certo, só falta oficializar.

Agora que a votação terminou, os comissários do condado vão analisar os resultados, algo que deve demorar cerca de duas semanas. Em seguida, um juiz emitirá uma ordem declarando os resultados oficiais.

A Starbase vai ganhar o título de cidade tipo C. De acordo com a CNBC, no Texas, essa classificação se aplica a “cidades, vilas ou vilarejos anteriormente não incorporados, com população entre 201 e 4.999 habitantes”.

No final de semana da votação, Musk comemorou a decisão no X, dizendo que a Starbase “agora é uma cidade de verdade”.

Starbase é a sede da SpaceX (Imagem: SpaceX/Reprodução)

Qual o objetivo da SpaceX?

À Associated Press, a SpaceX revelou que já administra as estradas, os serviços públicos e “o fornecimento de educação e assistência médica” na região. A decisão busca dar mais autonomias às atividades da empresa aeroespacial, por exemplo para fechar parques e a praia de Boca Chica para os lançamentos de foguetes.

Ainda segunda a companhia, o objetivo de transformar a sede em cidade é facilitar o crescimento da comunidade local, atraindo mais talentos e desenvolvendo infraestrutura para apoiar os projetos espaciais. Além disso, visa “desburocratizar os processos necessários para construir as comodidades essenciais a um local de classe mundial para viver”.

Na prática, a decisão permite que a cidade aprove suas próprias leis municipais. Nesse caso, para favorecer a SpaceX.

Ilustração de foguete Starship, da SpaceX, chegando a Marte
(Imagem: Grey Zone – Shutterstock [fundo]/ Creative Commons [Starship]/Edição: Olhar Digital)

E como fica Elon Musk?

  • Musk, que recentemente revelou que reduziria sua participação no governo de Donald Trump, não será oficialmente responsável pela Starbase;
  • No entanto, como ele é dono da SpaceX, é de se esperar certa influência.
  • Boa parte da decisão em tornar a sede uma cidade própria tem a ver com os lançamentos para Marte. O foguete Starship é uma peça-chave nos planos de Musk para viabilizar viagens interplanetárias;
  • Com mais autonomia e infraestrutura local, a SpaceX acredita que poderá acelerar a fabricação e testes do sistema de foguetes reutilizáveis que promete revolucionar o setor aeroespacial.

Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.