O Web Summit Rio 2025 é a edição sul-americana de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. O evento conecta startups, investidores, líderes do setor e especialistas para debater as principais tendências, gerar negócios e moldar o futuro da tecnologia na região e no mundo, e contou com a participação de grandes empresas, como Google, Meta e Nvidia.
Com cinco pavilhões, palcos temáticos, competição de startups, masterclasses, pontos de meetup e outros tipos diversos de encontros, esta foi a terceira edição do evento no Rio de Janeiro. A cidade, que recebe o Web Summit desde 2023, seguirá recepcionando o encontro anualmente até 2030. Ao todo serão oito edições do maior evento de tecnologia do mundo na cidade.
O que é o Web Summit?
O Web Summit é um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Atraindo anualmente dezenas de milhares de participantes, fundadores de startups, CEOs e executivos de grandes empresas, investidores, políticos e formadores de opinião, o evento se consolidou como um palco global para discussões sobre o futuro da tecnologia.
Leia mais:
Como começou?
Fundado em Dublin, em 2009, por Paddy Cosgrave, o evento começou como uma conferência de tecnologia e desde então já reuniu mais de um milhão de pessoas. O Web Summit é um evento global de tecnologia e inovação, que fomenta o setor de tecnologia e inovação, sendo capaz de reunir grandes nomes do setor, startups, investidores e entusiastas do mundo tech.
Atualmente, o Web Summit possui edições em diferentes continentes, incluindo o Web Summit Rio na América do Sul, o Web Summit Qatar no Oriente Médio, o Collision e o Web Summit Vancouver na América do Norte, e o RISE na Ásia.

Principais tendências apresentadas no Web Summit Rio 2025
A seguir, confira as principais tendências do Web Summit Rio 2025.
Inteligência Artificial (IA)
O tema de maior destaque nos painéis do Web Summit Rio 2025, a inteligência artificial apareceu como principal tendência transformadora e multifacetada, demonstrando sua crescente aplicabilidade em diversos setores empresariais como finanças, varejo, saúde e outros, destacada em painéis de executivos do Google, Meta, Nvidia e OpenAI.
Da democratização da IA generativa, como um catalisador de eficiência em departamentos diversos, o evento também destacou a emergente “IA física”, integrando a tecnologia em robôs para auxiliar no cotidiano.

A evolução dos modelos de linguagem sinalizaram um futuro no qual a IA não apenas otimiza processos, mas também desbloqueia novas possibilidades inovadoras em escala, redefinindo o panorama tecnológico e empresarial global.
Marketing Digital
O uso estratégico de dados no marketing e a sua evolução na construção da jornada completa do consumidor, desde o despertar da consciência sobre um produto ou serviço até a efetivação da compra, foi um dos assuntos de maior destaque no Web Summit Rio 2025. Ao converter insights de dados em ações concretas, as empresas transformam fundamentalmente a maneira como as pessoas consomem.
A capacidade de segmentar audiências com precisão e personalizar mensagens garante que a comunicação ressoe de forma mais eficaz.
A hipersegmentação eleva essa personalização a um novo patamar, adaptando mensagens de marketing contextualmente com base em informações como a localização geográfica do consumidor, alcançando-o em momentos e espaços específicos, como elevadores ou shoppings.
Essa abordagem centrada no dado permite criar experiências de consumo mais relevantes, direcionadas e, consequentemente, mais impactantes, otimizando cada etapa da interação do cliente com a marca.

Múltiplos formatos de conteúdo
Os novos cenários do conteúdo digital foram outro destaque do Web Summit Rio 2025. A transformação contínua na criação, distribuição e consumo em diversas plataformas foram tópicos comentados por executivos do YouTube, TikTok e Spotify.
A capacidade das plataformas de se adaptarem a diferentes comportamentos de consumo, a importância dos criadores na distribuição e a ascensão de formatos além do vídeo, como o áudio, sublinham a necessidade de uma estratégia de conteúdo multifacetada.
Compreender essas dinâmicas é crucial para marcas e criadores que buscam se conectar de forma eficaz com seus públicos em um ecossistema digital em constante mutação.
Economia do criador de conteúdo
A evolução e a nova abrangência da criação de conteúdo foi uma das principais tendências abordadas no Web Summit Rio. O ponto de destaque é a transformação do criador para um empreendedor criativo.
Essa mudança redefine a relação com a audiência, que passa de espectador a membro de uma comunidade. As redes sociais ganham mais uma função como ferramentas cruciais para potencializar esse trabalho.

A autenticidade e a identificação com os valores do criador são os pilares da formação dessas comunidades. A economia do criador de conteúdo, portanto, não se limita à produção de material para as redes, mas engloba o compartilhamento de valores, afinidades e opiniões e a exploração de múltiplas plataformas para amplificar histórias.
Fintech
A tecnologia financeira brasileira reafirmou sua posição de vanguarda global no Web Summit Rio 2025. O destaque do Brasil no setor reside em sua capacidade de ressignificar as práticas financeiras tradicionais.
O evento também serviu de palco para anúncios de inovações significativas. Empresas apresentaram soluções que prometem revolucionar as transações cotidianas, explorando a onipresença do Pix para facilitar ainda mais pagamentos e o potencial do WhatsApp como plataforma para o comércio.
