O avanço tecnológico tem permitido potencializar ainda mais um mercado já bastante importante para a economia brasileira: o agronegócio. Neste contexto, a Solinftec planeja disponibilizar 700 robôs para as safras de 2025 e 2026.
A empresa de soluções de inteligência artificial para o agro está investindo no desenvolvimento do Solix. Além disso, está atuando para criar modelos de negócios para atender diferentes perfis de produtores, aumentando a produtividade e reduzindo os custos operacionais.
Equipamento permite uma produção mais sustentável e eficiente
O robô Solix é movido a energia solar e utiliza tecnologia baseada em inteligência artificial, visão computacional e aprendizado de máquina. Dessa forma, é capaz de identificar pragas, plantas daninhas e doenças em tempo real.

Além disso, o equipamento pode monitorar o desenvolvimento das plantas com foco em diversos indicadores, Isso permite uma melhora dos níveis de sanidade, crescimento, proteção e nutrição das plantas.
A ideia da Solinftec é aprimorar ainda mais a tecnologia a partir de ferramentas de tomada de decisão baseadas em manejos e visões fenológicas. Segundo a empresa, o equipamento vai permitir uma produção mais sustentável e eficiente.
Leia mais

Operações do robô serão expandidas para novos cultivos
- Atualmente, existem 50 dispositivos atuando no Brasil, sendo 40 deles dedicados a culturas de grãos e 10 a cana-de-açúcar.
- Segundo dados da empresa, o Solix promoveu a redução de até 65% no uso de herbicidas em aplicações de pós-emergência nas lavouras de cana-de-açúcar na safra 2023/24.
- O resultado foi ainda melhor, de 90%, quando analisado o cultivo de soja.
- O objetivo da Solinftec é conquistar ainda mais clientes no futuro, potencializando as safras brasileiras.
- Para isso, iniciou recentemente as operações no mercado de algodão.
- Conheça mais sobre o robô clicando aqui.