ChatGPT irritante nunca mais! OpenAI promete mudanças

Uma atualização do ChatGPT no início da semana não deu nada certo. De acordo com o próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, o update deixou o chatbot “bajulador demais e irritante”. A situação foi rapidamente revertida.

Poucos dias depois, a OpenAI prometeu fazer mudanças na forma como atualiza os modelos que alimentam o ChatGPT. Entre elas, uma fase de testes, para que usuários consigam dar feedbacks.

Pessoa utilizando o ChatGPT no celular
OpenAI prometeu fazer mudanças na forma como modelos são implementados (Imagem: Sidney de Almeida/Shutterstock)

ChatGPT ficou irritante demais

O Olhar Digital reportou o caso completo aqui. Veja um resumo:

  • Usuários notaram que, após uma atualização do ChatGPT, as respostas ficaram bajuladoras demais. Em publicações nas redes sociais, capturas de tela mostraram a ferramenta elogiando decisões potencialmente perigosas (como neste caso);
  • Menos de 48 horas depois, Altman publicou no X que a atualização era “bajuladora demais e irritante”. O objetivo inicial era melhorar a “personalidade e inteligência” da IA;
  • No meio da semana, ele escreveu que a OpenAI reverteu a atualização e estava trabalhando em correções.
Pessoa segurando celular com logomarca da OpenAI na tela na frente de monitor exibindo foto do CEO da empresa, Sam Altman
Até Sam Altman admitiu: ChatGPT ficou irritante (Imagem: Meir Chaimowitz/Shutterstock)

OpenAI prometeu mudanças

Em uma postagem de blog, a OpenAI revelou que está mudando a forma como ajusta e implementa seus modelos de IA. A empresa planeja adicionar uma “fase alfa” opcional para alguns modelos, que permite que determinados usuários do ChatGPT testem e deem feedbacks antes do lançamento.

Além disso, a desenvolvedora vai incluir explicações sobre as limitações das ferramentas e vai ajustar o processo de revisão de segurança para questões relacionadas à personalidade e confiabilidade dos modelos.

No X, Altman reconheceu que a atualização não deu certo e que, no futuro, a empresa fará as coisas de um jeito diferente.

No blog, a OpenAI ainda escreveu sobre os casos em que pessoas procuram a IA para aconselhamento, que gerou os comentários “bajuladores” em primeiro lugar.

Uma das maiores lições é reconhecer plenamente como as pessoas começaram a usar o ChatGPT para aconselhamento profundamente pessoal — algo que não víamos tanto há um ano. Na época, esse não era o foco principal, mas, com a evolução conjunta da IA ​​e da sociedade, ficou claro que precisamos tratar esse caso de uso com muito cuidado. Agora, ele será uma parte mais significativa do nosso trabalho de segurança.

OpenAI


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.