Microlua e chuva de meteoros: o céu em maio no Calendário Astronômico

Maio reúne eventos astronômicos incríveis em 2025, incluindo uma rara microlua e uma chuva de meteoros

Não é preciso nenhum equipamento para acompanhar fenômeno (Imagem: AstroStar/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Estamos em maio, e uma nova temporada de eventos astronômicos está prestes a começar. Este mês teremos uma aguardada chuva de meteoros e uma microlua (além de um possível novo lançamento do maior foguete do mundo). Confira as datas no Calendário Astronômico.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de maio com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

Leia mais:

Calendário Astronômico de maio

3 de maio: a Lua, com 5% de iluminação, estará próxima a Marte no céu.

4 de maio: a Lua Crescente surge às 10h53.

5 de maio: pico da chuva de meteoros Eta-Aquáridas. São esperados até 50 meteoros por hora em uma das chuvas mais aguardadas do ano.

Chuva de meteoros
Vista do céu noturno com um céu estrelado ao fundo e muitos meteoros voando pela atmosfera, aparecendo como traços brancos, com árvores e plantas em primeiro plano (Imagem: Kenneth Brandon)

11 de maio: um foguete SpaceX Falcon 9 lançará a missão TRACERS da NASA.

12 de maio: quando a Lua atinge o ponto mais distante da Terra nas fases nova ou cheia, ela é chamada de microlua. A Lua Cheia de maio será um desses casos.

Duas imagens da lua capturadas em maio e dezembro de 2021 em Calcutá, Índia, apresentam uma comparação entre o tamanho aparente da superlua (à esquerda) e da microlua (à direita). Ambas as imagens foram capturadas com a mesma câmera e lente na mesma distância focal para uma comparação fiel de seus tamanhos. Crédito: Soumyadeep Mukherjee

17 de maio: a Lua Nova chega às 00h04.

20 de maio: a Lua Minguante surge às 9h00.

29 de maio: a SpaceX lançará a quarta missão tripulada da empresa Axiom Space, sediada em Houston. A ex-astronauta da NASA Peggy Whitson estará acompanhada por Shubhanshu Shukla (Índia), Sławosz Uznański (Polônia) e Tibor Kapu (Agência Espacial Europeia – ESA).

Starship, da SpaceX, em estação de lançamento
(Imagem: SpaceX/Reprodução)

Ainda sem data, mas previsto para este mês

Starship: espera-se um novo lançamento da Starship ainda em maio. Após dois voos com explosões este ano, o maior foguete do mundo deve passar pelo seu nono teste. A expectativa é que seja utilizada uma nave já empregada em missões anteriores.


Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.