Mesmo após a pausa, o tarifaço de Donald Trump segue gerando discórdia entre países e empresas. Em um novo capítulo dessa história, divulgado pela imprensa internacional nesta terça-feira (29), a Amazon estaria cogitando informar os custos das tarifas para os clientes.
A mera possibilidade irritou o presidente dos Estados Unidos, que resolveu tirar satisfação diretamente com o fundador da empresa, Jeff Bezos, em uma ligação.
A Amazon negou os rumores. No entanto, tudo isso aconteceu no dia que a gestão do republicano completa 100 dias, uma data simbólica nos governos americanos. A Casa Branca respondeu aos rumores chamando a iniciativa da companhia de um ato político “hostil”.
Um fonte anônima do site Punchbowl News disse que a Amazon estaria cogitando especificar os custos das tarifas de Trump para os clientes do Amazon Haul, versão de baixo custo da plataforma, que funciona apenas nos Estados Unidos. Essa ‘divisão’ foi lançada para competir com Shein e Temu.
A Casa Branca não gostou da notícia. De acordo com o The Washington Post, Donald Trump ligou para Jeff Bezos, fundador da Amazon, para reclamar da notícia.
Tudo isso aconteceu no dia em que a gestão de Trump completa 100 dias. Desde o anúncio do tarifaço, o republicano tem recebido críticas a nível nacional e internacional, e caiu nas taxas de aprovação. Ou seja, o clima tenso já está instaurado em Washington.
Em uma entrevista à imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que falou ao telefone com o presidente sobre os planos e que esse seria “um ato hostil e político da Amazon”. Ela completou: “Por que a Amazon não fez isso quando o governo Biden elevou a inflação ao nível mais alto dos últimos 40 anos?”.
Vale lembrar que Jeff Bezos foi um dos magnatas do setor de tecnologia que esteve presente na posse de Trump, em janeiro, no que pareceu um aceno à gestão do republicano. Leavitt se recusou a comentar sobre o relacionamento do executivo com Bezos.

Amazon negou a informação
- A Amazon negou a iniciativa;
- Em uma declaração enviada por e-mail ao TWP, o porta-voz da empresa, Tim Doyle, disse que a equipe do Amazon Haul “considerou a possibilidade de listar as taxas de importação de determinados produtos”, mas que isso nunca sequer foi cogitado para o site principal da Amazon;
- Mais tarde, a companhia atualizou que essa medida “nunca foi aprovada e não vai acontecer”.
Assista a filmes e séries
Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados.
O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis,
mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!