Spotify paga valor recorde para podcasters; veja quanto

Streaming destaca ascensão de podcasts em vídeo e promete novos recursos para apoiar criadores em todos os formatos

(Imagem: Yalcin Sonat/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

Pela primeira vez, o Spotify desembolsou mais de US$ 100 milhões (R$ 56,54 bilhões, na conversão direta) a editores de podcast e podcasters em todo o mundo somente no primeiro trimestre de 2025. A streamer diz que o valor reflete o compromisso com a economia criativa e sua posição como plataforma líder para criadores de áudio e vídeo.

“À medida que o formato continua a crescer, vemos tendência empolgante emergir: a ascensão dos podcasts em vídeo. No Spotify, temos o compromisso de apoiar criadores de todos os formatos e temos o prazer de anunciar um marco significativo nessa jornada”, diz o comunicado.

Programa de parcerias aumenta chances de receitas para podcasters (Imagem: Reprodução/Spotify)

Spotify: novas estratégias

  • O pagamento abrange tanto a receita com base em anúncios quanto a receita gerada pelo Programa de Parceiros do Spotify, lançado no início deste ano em mercados selecionados;
  • Marcas, como McDonald’s, Google e o clube inglês Chelsea, estão entre os anunciantes associados a podcasters que integram a nova estratégia;
  • A iniciativa oferece mais maneiras de monetizar o conteúdo, seja a partir do engajamento em vídeos do Spotify Premium ou por meio de anúncios no Spotify Free e em todas as outras plataformas de podcast;
  • O programa impulsionou os ganhos totais para os criadores participantes em 23% na comparação mensal de janeiro a fevereiro e 29% na comparação mensal de fevereiro a março, segundo a empresa de streamin;
  • Além disso, a plataforma observou aumento significativo na adoção de podcasts de vídeo, com podcasts de vídeo ativos mensais aumentando 28% desde o lançamento do programa.

“Continuaremos investindo em novas ferramentas, recursos e programas para apoiar criadores em todos os formatos”, afirmou a plataforma. “Estamos comprometidos em construir um ecossistema sustentável onde os criadores possam prosperar.”

Leia mais:

O que diz o criador?

O Spotify divulgou cases de sucesso que ilustram o impacto das novas ferramentas para alcançar públicos ainda maiores. Programas, como “Your Mom’s House with Christina P.” e “Tom Segura and The Rest Is Politics: US” registraram aumento de 45% na audiência semanal desde que aderiram ao programa.

O podcast “Matt and Shane’s Secret” também apresentou ganhos significativos, com aumento de 12% no consumo semanal e de 30% no tempo total de consumo de janeiro a março. Da mesma forma, o “Two Hot Takes” viu o consumo semanal crescer 12% desde a introdução do vídeo no Spotify. 

“Desde que adicionamos vídeos aos nossos programas no Spotify, estamos maravilhados com o crescimento que observamos em toda a rede Goalhanger. É evidente que nosso público adora assistir aos seus apresentadores favoritos e estamos realmente animados com os níveis de engajamento que observamos até agora”, disse Tony Pastor, cofundador da Goalhanger.

spotify podcasts
Podcasts em vídeo dispararam após lançamento de novos recursos para diversificar fontes de renda (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.