O tempo fica instável na maior parte do Brasil nesta segunda-feira (28). Segundo a Climatempo, há previsão de chuva forte e temporais em áreas do Centro-Oeste e do Norte, enquanto Sul e Sudeste também podem registram pancadas.
Alertas incluem risco de temporal em Mato Grosso do Sul, Manaus, Belém e Macapá. Chuva também atinge desde o litoral paulista até o norte de Minas e Espírito Santo, além de áreas da Bahia e litoral nordestino por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já o tempo firme deve predominar apenas no Rio Grande do Sul e interior do Nordeste.
Previsão do tempo: deve cair chuva em grande parte do país nesta segunda-feira (28)
Confira a previsão do tempo para as regiões do Brasil nesta segunda, de acordo com meteorologistas da Climatempo (via Canal Rural).
Sul
Uma frente fria que se desloca em alto-mar causa pancadas de chuva isoladas no leste e norte de Santa Catarina, além do leste e sul do Paraná.
No entanto, a maior parte do Rio Grande do Sul terá tempo firme, sem chuva, e com temperaturas um pouco mais amenas.
Sudeste
O dia será de maior nebulosidade no litoral de São Paulo e na capital paulista, com possibilidade de chuvisco ou chuva fraca.

Pancadas de chuva, que podem variar de moderada a forte intensidade, são esperadas para o norte de São Paulo, Espírito Santo, Triângulo Mineiro e também no noroeste e norte de Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens, com chance de chuva fraca entre o fim da tarde e o início da noite.
Centro-Oeste
Instabilidades vindas do Paraguai aumentam as condições de chuva em Mato Grosso do Sul, onde o dia será instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Há risco elevado de temporal no noroeste e sul do estado.
Em Mato Grosso e Goiás, incluindo as capitais Cuiabá e Goiânia, a previsão é de pancadas de chuva moderadas a fortes, devido ao calor e à umidade.
Nordeste
A segunda começa com chuva no oeste e sul da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também provoca pancadas de chuva no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará.
- A ZCIT é formada pelo encontro de ventos na região do Equador. E costuma provocar chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No restante da região litorânea e áreas próximas, o tempo fica abafado, com sol aparecendo entre nuvens e possibilidade de chuva a qualquer momento. O sertão e o interior da região continuam com tempo seco.
Leia mais:
Norte
O tempo segue instável e carregado na região. Em Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP), o sol aparece entre nuvens, mas há alerta para temporais. Nas capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), pode chover em diversos momentos do dia.