o fenômeno que causou apagão

Apagão causou interrupção de voos e problemas de comunicação, principalmente em Portugal e na Espanha

Vibração atmosférica induzida (Imagem: urbans/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

vibração atmosférica induzida, um fenômeno meteorológico raro, foi apontada pela Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora elétrica de Portugal, como a causa do apagão generalizado que afetou o país (e outras partes da Europa) na manhã desta segunda-feira (28).

“Devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha, verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida. Essas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, informou a REN.

O que é uma vibração atmosférica induzida?

vibração atmosférica induzida é um fenômeno raro que ocorre quando redemoinhos de ar causam vibrações nas linhas de transmissão de energia.

Leia mais:

As vibrações são de pequena amplitude (deslocamentos reduzidos), mas de alta frequência. Essas oscilações são semelhantes às ondulações que um barco cria na água, mas ocorrem nas redes elétricas. Durante o fenômeno, essa vibração pode coincidir com a ressonância dos cabos, levando a uma interrupção em toda a rede de transmissão.


Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.