Multando todo mundo! Veja quais devem ser os próximos alvos da União Europeia

Após Apple e Meta, Google e X estão na mira da Comissão Europeia, que insiste em aplicar suas leis sem ceder a pressões internacionais

Imagem: shutterstock/Yavdat

Compartilhe esta matéria

A União Europeia mantém sua postura rigorosa contra as grandes empresas de tecnologia, e Google e X (ex-Twitter), de Elon Musk, podem ser os próximos alvos de multas por violação das leis digitais europeias. As informações são da Reuters

Fontes próximas aos reguladores afirmam que essas companhias estão sob análise por práticas consideradas anticompetitivas, seguindo o rastro de penalidades já aplicadas à Apple e Meta, que juntas foram multadas em 700 milhões de euros por desrespeitarem a nova Lei de Mercados Digitais (DMA).

Essa lei histórica busca reequilibrar o mercado digital europeu, impondo limites ao domínio das Big Techs e garantindo mais espaço para concorrentes menores.

Leia mais:

A chefe antitruste da UE, Teresa Ribera, reforçou que todas as empresas devem seguir as leis europeias, mesmo diante de ameaças de retaliação dos EUA, que classificam essas medidas como prejudiciais às empresas americanas.

escritório do google em londres google
Google pode ser forçado a vender parte de sua operação de anúncios (Imagem: daintyshot / Shutterstock.com)

Google poderia levar punição inédita

  • Embora as multas aplicadas até agora sejam consideradas modestas, autoridades europeias destacam que o foco principal está em garantir conformidade, e não apenas em penalizações financeiras.
  • O verdadeiro teste virá com a possibilidade de a Comissão Europeia obrigar o Google a desmembrar seu negócio de publicidade digital – medida sem precedentes no bloco.
  • Isso marcaria uma resposta contundente a acusações de que o Google favorece seus próprios serviços no mercado de anúncios, algo já condenado por uma corte americana recentemente.

X na mira por violação de normas digitais

O X, de Elon Musk, também está na mira após supostas violações da Lei de Serviços Digitais (DSA), com uma decisão esperada nos próximos meses.

Musk, por sua vez, já se manifestou publicamente contra as regulações da União Europeia.

Apesar das pressões externas, parlamentares como Andreas Schwab defendem que não deve haver concessões na aplicação da lei, pois a credibilidade da política de concorrência da UE está em jogo.

Analistas concordam que a eficácia do DMA será medida menos pelas multas aplicadas e mais pela mudança real nas práticas de mercado.

elon musk x
O X é mais uma plataforma que pode ser penalizada na Europa por práticas anticompetitivas (Imagem: kovop / Shutterstock.com)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.