Grok: IA do X consegue usar câmeras de celulares para ‘ver’

O Grok, IA desenvolvida sob a liderança de Elon Musk, ganhou “visão”. Agora, o chatbot da xAI responde perguntas sobre o que está sendo capturado pela câmera do celular do usuário. É bem semelhante aos recursos de “visão” em tempo real no Gemini, do Google, e no ChatGPT, da OpenAI.

Por ora, a “visão” do Grok está disponível apenas no aplicativo para iOS, sistema operacional do iPhone. Isto é, o recurso ainda não chegou para celulares Android.

Grok usa ‘visão’ (e câmeras de celulares) para responder perguntas de usuários

A xAI anunciou o lançamento do Grok Vision na terça-feira (22). O novo recurso permite aos usuários apontarem seu celulares para objetos como produtos, placas e documentos e fazer perguntas sobre eles.

grok
Grok Vision permite aos usuários apontarem seu celulares para objetos e fazer perguntas sobre eles (Imagem: Bangla press/Shutterstock)

Confira abaixo postagens sobre a “visão” do Grok:

Outros recursos também lançados na terça para o Grok incluem áudio multilíngue e busca em tempo real no modo de voz. Usuários do Android podem acessar essas funções, mas somente se forem assinantes do plano SuperGrok, que custa R$ 150 por mês.

No começo de abril, a xAI adicionou “memória” ao Grok. Na prática, a IA se tornou capaz de lembrar conversas passadas com usuários. O Grok também ganhou recentemente uma ferramenta semelhante a um quadro de criação para desenvolver códigos, jogos e documentos.

Grok também está no Telegram. Esta novidade, anunciada recentemente, coloca a IA do X num território onde a concorrência com outras IAs, como o Meta AI no WhatsApp, é inevitável. 

O Grok no Telegram é alimentado pelo Grok 3, o modelo de linguagem mais recente da xAI, que possui capacidades avançadas de processamento de linguagem natural.

Ao fundo, logos de xAI e X; à frente, rosto de Elon Musk em preto e branco
Grok chega ao Telegram com uma particularidade que pode desanimar (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Ele interage com usuários por meio de mensagens de texto. Você pode fazer perguntas, solicitar informações, pedir dicas ou simplesmente manter uma conversa. A IA responde às suas consultas, buscando fornecer relevantes.

Para iniciar uma conversa com o Grok, você deve pesquisar por “@GrokAI” na barra de busca do Telegram. Após encontrar o chat oficial do Grok, você pode iniciar a conversa tocando em “Começar”.

Leia mais:

A integração, no entanto, vem com uma particularidade: o acesso é exclusivo para os assinantes dos serviços premium de ambas as plataformas, Telegram Premium e X Premium. O Grok verificará as assinaturas e, se estiverem ativas, permitirá que o usuário comece a interagir com ele.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.