descubra a nova aposta do Duolingo

Novo curso está em fase de testes beta para iOS em inglês, mas deverá ser expandido para mais usuários em breve

Curso terá diferentes níveis de habilidades, contemplando desde pessoas familiarizadas com o jogo até iniciantes (Imagem: Konstantin Savusia/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O Duolingo vai liberar, em breve, um curso de xadrez. As aulas no aplicativo serão feitas em quebra-cabeças curtos, ensinando movimentos em L ou como dar um xeque-mate, por exemplo.

Segundo o The Verge, por enquanto, o novo recurso está em fase de testes beta para iOS em inglês, mas deverá ser expandido para mais usuários em até seis semanas. Depois disso, a empresa espera lançar o curso para Android e em outros idiomas.

Aplicativo também tem atualizado seu curso de matemática (Imagem: Reprodução/Duolingo)

O que esperar da nova ferramenta do Duolingo

  • Em demonstração realizada pelo The Verge, a equipe teve acesso a “minipartidas” e partidas completas contra o personagem Oscar, do Duolingo, que atua como o treinador do usuário durante as aulas;
  • O curso terá diferentes níveis de habilidades, contemplando desde pessoas familiarizadas com o jogo até iniciantes;
  • Ao site, o gerente de produto do grupo Duolingo, Edwin Bodge, disse que o objetivo da plataforma é “tornar o xadrez o mais acessível possível”;
  • A empresa ainda não definiu se planeja desenvolver cursos em torno de outros jogos. “Embora não tenhamos planos para compartilhar agora, acho que estamos apenas observando como esse lançamento vai e, depois, partiremos daí”, afirmou o engenheiro de software Sammi Siegel à reportagem.

Leia mais:

Aulas de música não dependem de instrumento (Imagem: Reprodução/Duolingo)

Xadrez não é a primeira aventura do aplicativo

No ano passado, a plataforma atualizou seu curso de matemática, com novas maneiras de ensinar adultos e crianças. As aulas incluem habilidades mais avançadas e práticas, como calcular gorjetas e salários por hora, por exemplo.

Já em 2023, o aplicativo lançou um curso de música com o objetivo de auxiliar nas “habilidades de leitura, expressão oral, audição e matemática” dos usuários. As aulas interativas ensinam conceitos de altura, métrica, ritmo e intervalo, sem a necessidade de um instrumento.

Eventualmente, os alunos podem testar seus conhecimentos tocando peças completas de uma seleção diversificada de mais de 200 músicas de domínio público.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.