A TSMC admitiu em um relatório anual de rendimentos que não tem como controlar onde vão parar os chips que produz depois que eles são enviados aos clientes. A empresa comenta o caso em que enfrenta multa bilionária dos EUA depois que seus componentes foram encontrados em aceleradores da Huawei usando tecnologias de envio restrito à China.
“Nosso papel na cadeia de suprimentos de semicondutores inerentemente limita nossa visibilidade e informações disponíveis para nós a respeito do uso ou usuário dos produtos finais que incorporam semicondutores manufaturados por nós”, diz o documento da TSMC. “Essa limitação impede nossa habilidade de completamente assegurar que semicondutores fabricados por nós não serão divergidos para uso ou usuários não intencionais, incluindo potencialmente pelos nossos parceiros de negócios ou terceiros com um intenção de enganar”.


Segundo informações do Tom’s Hardware, a TSMC trabalha com contratos que dependem de um arquivo GDS, que oferece todas os detalhes necessários para a fabricação de um chip. Mas essas informações não precisam incluir o desenvolvedor do chip ou seu destino final. Dessa forma, a empresa não pode garantir que não vai ter que enfrentar os órgãos regulatórios dos EUA novamente.
TSMC pode encarar mais multas?
O governo dos EUA investiga a TSMC depois que seus chips foram encontrados em aceleradores Ascend 910B e 910C da Huawei, que conseguiu os componentes através de uma terceirizada chamada Sophgo. A fala da fabricante taiwanesa em seu documento oficial não descarta a possibilidade de algo parecido acontecer de novo.


Notícias relacionadas:
“Se nós ou nossos parceiros comerciais falharmos em obter uma licença apropriada de importação, exportação ou re-exportação, ou permissões, ou são descobertas violações de leis aplicáveis de controle de exportação ou sanções, nós também podemos ser afetados adversariamente, através de danos reputacionais, ou com outras consequências negativas, incluindo investigações e penalidades governamentais resultantes de procedimentos legais relevantes.”
É difícil agora especular qual o plano da TSMC para não perder bilhões em multas e evitar até punições mais drásticas no futuro.
Via: Tom’s Hardware


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções