O tempo segue instável em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (16). Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) deve enfrentar as condições mais críticas, com previsão de temporais e até chuva de granizo.
A combinação de uma frente fria e um centro de baixa pressão tem mantido o ritmo intenso de chuvas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por isso, chuvas também devem atingir com mais força os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Além de granizo, há riscos de alagamentos e deslizamentos, alerta Inmet
O Inmet alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas regiões citadas.
Além disso, o instituto emitiu alerta laranja – que significa “perigo” de chuvas entre 50 e 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h – para cinco estados:
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro.

O Inmet também emitiu alerta amarelo – este significa “perigo potencial” de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e de ventos de 40 a 60 km/h. Este alerta vale para parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (veja no mapa na página inicial do site do Inmet).
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando o clima, com canais de umidade que se estendem da Amazônia ao Atlântico. Por isso, as chuvas devem continuar. Mas há expectativa de mudanças nas próximas semanas.
O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo e fique atenta a sinais de risco, como alterações em encostas. É importante desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Apesar de ser outono, clima está no ‘modo verão’ no Brasil
Faltam cinco dias para outono completar um mês. Mas o clima no Brasil ainda está no “modo verão“, segundo a Climatempo. Sim, teve frente fria recentemente. E outras duas podem passar pelo país ainda em abril. Mas tem muita umidade no ar e a atmosfera ainda está quente.
“Com o predomínio do ar quente e úmido, as nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente”, escreve Josélia Pegorim, no site da Climatempo.

A circulação do vento em vários níveis da atmosfera vai estimular o crescimento de áreas de instabilidade sobre as regiões do Brasil, segundo Pegorim.
Para o Sul, por exemplo, a previsão é a seguinte:
- Alerta para temporais no oeste e noroeste do Paraná. E atenção para pancadas de chuva moderadas e fortes no sul, centro, norte e litoral paranaense. O mesmo vale para oeste, centro e sul de Santa Catarina. E também para norte do Rio Grande do Sul;
- Não há alertas para as outras áreas da região Sul – por exemplo: regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Leia mais:
No Sudeste, há alerta para temporais no oeste e noroeste de São Paulo e de Minas Gerais, incluindo as regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Triângulo Mineiro e de Unaí.
Confira a previsão do tempo completa, separada por região, nesta matéria do Olhar Digital.