Conheça o jato civil mais rápido do mundo desde o Concorde

Global 8000 promete viagens de luxo sem perder alcance e velocidade

Avião Global 8000, da Bombardier (Imagem: Bombardier/Reprodução)

Compartilhe esta matéria

O Concorde foi um avião supersônico de passageiros que superava a velocidade do som, e podia voar de Londres a Nova York em menos de quatro horas. Ele foi aposentado em 2003, há mais de 20 anos, e até hoje empresas do setor de aviação tentam igualar os feitos da aeronave.

A fabricante canadense Bombardier espera colocar seu novo jato Global 8000 em serviço ainda este ano, prometendo ser a aeronave civil mais rápida desde o Concorde.

Aeronave terá design curvado para manter alto desempenho em turbulências (Imagem: Bombardier/Reprodução)

Jato civil é o mais veloz desde o Concorde

O Concorde tinha uma velocidade máxima de Mach 2,04 (2.179 km/h), mais do que o dobro da velocidade do som. No dia a dia, no transporte de passageiros, ele não voava tão rápido assim.

Em testes de 2021, o Global 8000 pode chegar à velocidade de Mach 1,015 (1.253 km/h), acima da velocidade do som. No entanto, durante a operação com passageiros, ele voará na velocidade Mach 0,94 (cerca de 1.152 km/h), pouco abaixo da velocidade do som.

De acordo com o IFLScience, ele supera o atual recordista global desde o Concorde, o Global 7500, também da Bombardier.

Proposta é oferecer viagens de luxo (Imagem: Bombardier/Reprodução)

Como será a aeronave

  • Segundo a Bombardier, o jato poderá transportar 19 passageiros;
  • O alcance é de 8 milhas náuticas, cerca de 14.800 km. Ele fará paradas em destinos como São Paulo, Dubai, Houston, Cingapura, Los Angeles, Londres, Perth e outros;
  • O vice-presidente de vendas da empresa, Emmanuel Bornand, contou ao South China Morning Post que o modelo terá uma série de inovações de luxo e os passageiros não precisarão mais escolher entre viagens mais convenientes e confortáveis ou velocidade e alcance da aeronave. Além disso, segundo ele, o jato poderá pousar em aeroportos menores;
  • Uma das novidades do modelo é o design Smooth Flex Wing, que é ligeiramente curvado. Esse formato foi projetado para oferecer “duas asas em uma” e alta sustentação mesmo em baixa velocidade. O resultado é a redução de turbulências, mesmo em más condições de voo;
  • O Global 8000 poderá voar em altitude mínima para sua classe, de 12.497 metros. De acordo com Bornand, isso fará com que os passageiros se sintam menos cansados durante as viagens.
Concorde, o jato comercial mais rápido do mundo, voou pela última vez em 2003 (Imagem: Jeang Herng/Shutterstock)

Leia mais:

Quando o jato Global 8000 sairá do papel?

Atualmente, a fabricante canadense já conta com cerca de 5 mil jatos em serviço. A expectativa é que o Global 8000 integre a frota e comece a voar comercialmente ainda este ano.

Apesar de não operar na velocidade do som (e, portanto, não ser um jato supersônico), a aeronave é a mais rápida a operar desde o Concorde, aposentado em 2003.


Vitoria Lopes Gomez

Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital


Postagem Relacionada

Copyright © 2024 Jornal Vertente

Jornal Vertente
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.